Receita de serviços às famílias deve desacelerar mais no ano

Em maio ante o mesmo mês do ano passado, a receita dos serviços prestados às famílias caiu 1,4% em termos nominais

© DR

Economia Consultoria 16/07/15 POR Notícias Ao Minuto

A desaceleração do crescimento da receita nominal de serviços, apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve continuar nos próximos meses. Segundo o economista da RC Consultores, Marcel Caparoz, a receita dos serviços prestados às famílias é que deve contribuir para esse movimento.

PUB

"Até então foi a receita de serviços ligados à indústria que contribuiu para a desaceleração da receita total nominal do segmento. Essa receita chegou ao seu nível mais baixo e estabilizou. Agora é a vez da receita de serviços prestados às famílias que vai, mês a mês, recuar", disse. "Reflexo de inflação elevada, desemprego em ritmo crescente, taxa de juros elevada, comprometendo o orçamento da família", completou.

Em maio ante o mesmo mês do ano passado, a receita dos serviços prestados às famílias caiu 1,4% em termos nominais, resultado inédito da série, iniciada em janeiro de 2012. Até meados de 2014, o avanço do segmento era a taxas de dois dígitos.

Caparoz ainda chama a atenção para o resultado do setor nacional de serviços quando descontada a inflação do período pelo IPCA, que é de uma queda de 4,3% em 12 meses. "Embora a receita nominal ainda esteja crescendo, quando descontamos a inflação, fica um volume negativo relevante. Esse quadro real acarretará em menos mão de obra contratada pelo setor, queda de arrecadação de tributos para o governo. O quadro é ruim e reflete a perda de dinamismo da economia brasileira", afirmou.

Atividade fraca

Segundo avaliação do economista-chefe da INVX Global Partners, Eduardo Velho, a alta anual nominal de apenas 1,1% na receita bruta de serviços em maio veio em linha com o esperado e mostra que a atividade econômica no segundo trimestre será muito fraca. Ele aponta que as péssimas condições de crédito, a piora da inadimplência e a queda na renda real das famílias afetam o setor de serviços. "Essa pesquisa reflete as condições mais acentuadas do grande fundo do poço que teremos no segundo trimestre", comenta.

Segundo ele, o dado do IBGE poderia indicar uma menor inflação de serviços mais à frente, mas ainda existe um problema de oferta que afeta o setor. O economista lembra que o próprio ministro da Fazenda, Joaquim Levy, comentou recentemente que ainda há dúvidas sobre a persistência inflacionária e a possível desaceleração do IPCA a partir do segundo semestre. "A inflação de serviços ainda está rodando em quase 8% no acumulado em 12 meses, então claramente não está acompanhando por enquanto a intensidade da queda na demanda neste setor", expõe.

Velho diz que o Banco Central tem dado mais importância recentemente à inflação do que à atividade econômica, o que significa que essa alta mínima na receita nominal de serviços não deve alterar a projeção de uma nova alta de 0,50 ponto porcentual na Selic agora em julho, possivelmente seguida de um último aperto de 0,25 ponto porcentual na reunião seguinte. "Esse dado não é um fator relevante para que o BC interrompa a alta de juros", diz o analista da INVX. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal Há 21 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

mundo Caso Pelicot Há 16 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

fama UTI Há 21 Horas

Viih Tube deixa UTI após parto do segundo filho: 'estou bem melhor'

fama Óbito Há 23 Horas

Morre a irmã do ator Jim Carrey

politica EUA Há 16 Horas

Biden chega amanhã ao Brasil e fará passeio de aeronave sobre a Amazônia

brasil Atentado Há 21 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

economia Mercado Há 20 Horas

De Campos Neto a Crivella, saiba quem é contra e quem é a favor do fim da escala 6x1

fama Luto Há 21 Horas

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

justica Rio de Janeiro Há 21 Horas

Servidor público é morto a pedradas e água fervente; esposa foi presa

lifestyle Saúde Há 23 Horas

Coca-Cola atenua uma crise de enxaquecas? Neurologista responde