Brasil estreia no boxe do Pan com uma vitória e uma eliminação

Caçula da delegação brasileira, o galo Carlos Rocha, de apenas 21 anos, venceu o guatemalteco Juan Reyes Donis por decisão dividida dos árbitros

© Divulgação / COB

Esporte Toronto 19/07/15 POR Notícias ao Minuto

Depois de passar em branco os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, sem nenhuma medalha de ouro (mas sete no total), o Brasil tenta voltar ao alto do pódio do boxe em Toronto. A estreia foi na noite deste sábado, com uma vitória (de Carlos Rocha) e uma derrota (de Juan Nogueira).

PUB

Caçula da delegação brasileira, o galo Carlos Rocha, de apenas 21 anos, venceu o guatemalteco Juan Reyes Donis por decisão dividida dos árbitros. Neste ciclo olímpico, as regras do boxe amador foram alteradas, se aproximando das do boxe profissional. São três juízes e cada um deles aponta quem venceu cada round. A vitória no round vale 10 pontos, a derrota nove ou (raramente) oito.

Assim, o primeiro juiz entendeu que o brasileiro somou 29 pontos (venceu dois rounds, perdeu um) contra 28 do guatemalteco. O segundo deu 30 a 27 (entendeu que Carlos venceu os três rounds). Só o terceiro viu vitória do rival, por 29 a 28. Nas quartas de final, entretanto, ele enfrenta o cubano Andy Cruz, um dos fortes candidatos ao ouro. A luta será na segunda-feira.

Já o pesado Juan Nogueira fez luta equilibradíssima contra Sammy Elmais, na categoria até 91kg. Um árbitro entendeu que ele venceu dois rounds e o canadense só um. Outros dois juízes, entretanto, viram o contrário e foram maioria. O paraense acabou eliminado.

O boxe brasileiro está muito desfalcado em Toronto. Robenilson de Jesus, Robson Conceição e Patrick Lourenço estão participando de uma liga semi-amadora da Federação Internacional de Boxe Amador (Fiba) e, por terem compromissos em datas próximas do Pré-Pan, foram proibidos de lutar a seletiva.

Como a seleção tem poucos atletas, a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) não tinha substitutos para levar ao Pré-Pan e ficou sem vaga em Toronto nas categorias mosca ligeiro e leve. A exceção foi Carlos Rocha, que foi à seletiva em substituição a Robenilson, no peso galo, e se classificou para o Pan.

No domingo, estreiam em Toronto: Julião Neto (mosca), Roberto Queiroz (meio-médio), Michel Borges (meio-pesado) e Rafael Lima (superpesado). Flávia Figueiredo é a única representante do boxe feminino e estreia segunda, no peso médio, contra uma norte-americana, já nas quartas de final (se vencer, garante medalha). Joedison Teixeira, o Chocolate, também começa nas quartas no meio-médio ligeiro. Na terça, ele luta contra um mexicano. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal Há 21 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

mundo Caso Pelicot Há 16 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

fama UTI Há 21 Horas

Viih Tube deixa UTI após parto do segundo filho: 'estou bem melhor'

fama Óbito Há 23 Horas

Morre a irmã do ator Jim Carrey

politica EUA Há 16 Horas

Biden chega amanhã ao Brasil e fará passeio de aeronave sobre a Amazônia

brasil Atentado Há 21 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

economia Mercado Há 20 Horas

De Campos Neto a Crivella, saiba quem é contra e quem é a favor do fim da escala 6x1

fama Luto Há 21 Horas

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

justica Rio de Janeiro Há 21 Horas

Servidor público é morto a pedradas e água fervente; esposa foi presa

lifestyle Saúde Há 23 Horas

Coca-Cola atenua uma crise de enxaquecas? Neurologista responde