© DR
As exportações japonesas avançaram no ritmo mais forte em cinco anos em junho, na comparação anual, informou o governo do país nesta quinta-feira (hora local). O resultado é um sinal de que a demanda externa está apoiando a recuperação econômica do país.
PUB
As exportações cresceram 9,5% em termos de valor em junho, na comparação com igual mês do ano passado, diante da demanda no exterior para automóveis e semicondutores, segundo o Ministério das Finanças. No mês anterior, o avanço foi de 2,4% no ano.
Economistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam um crescimento das exportações de 9,9% em junho.
O avanço foi em parte resultado da desvalorização do iene ao longo dos últimos 12 meses. O dólar negociava a cerca de 124 ienes no início de junho, de 101 ienes um ano antes.
Em termos de volume, as exportações estavam estáveis no ano em junho, após queda de 3,8% no mês anterior. As exportações para a China avançaram 5,9%, enquanto aquelas para os EUA tiveram alta de 17,6%.
As importações recuaram 2,9% em termos de valor em junho, a sexta queda mensal consecutiva, informou o ministério.
Economistas dizem que a terceira maior economia do mundo pode ter encolhido no segundo trimestre, já que a produção industrial desacelerou - em reação retardada à demanda mais fraca nos EUA no primeiro trimestre e da desaceleração na economia chinesa.
O déficit comercial do Japão ficou em 69 bilhões de ienes em junho, de 217,2 bilhões de ienes em maio. Com informações do Estadão Conteúdo.