© iStock
Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que o chá tem o poder protetor contra o declínio das funções cerebrais que advêm da velhice.
PUB
A descoberta, publicada no periódico científico Aging baseou-se na realização de testes cognitivos numa população de 36 adultos, com mais de 60 anos, entre 2015 e 2018. Pesquisadores da China, Reino Unido e Singapura estudaram ainda dados sobre a saúde e o estilo de vida dos voluntários, que foram submetidos a exames de ressonância magnética.
O investigador Lei Feng, que liderou o estudo, fez uma analogia interessante para explicar o impacto de tomar chá no cérebro: “quando um sistema de estradas é melhor organizado, o movimento dos veículos e dos passageiros é mais eficiente e usa menos recursos”, disse. "Similarmente, quando as conexões entre as regiões cerebrais são mais estruturadas, o processamento de informação ocorre de modo mais eficaz”.
Os cientistas envolvidos no estudo pretendem agora investigar o que na composição do chá atenua o declínio das funções cerebrais e descobrir como a memória surge nos circuitos do cérebro.