Defesa pede habeas corpus para suspeito de atacar Porta dos Fundos

Advogados afirmam que Eduardo Cerquise é alvo de sensacionalismo

© Arquivo Pessoal

Justiça Porta dos Fundos 09/01/20 POR Notícias ao Minuto

A defesa de Eduardo Fauzi Richard Cerquise, suspeito de participar do ataque à sede da produtora Porta dos Fundos, entrou com pedido de habeas corpus para seu cliente no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

PUB

Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, o pedido, que foi feito ontem (8), está na Segunda Vice-Presidência, para ser distribuído hoje (9) ou amanhã (10) para uma das câmaras criminais.

Único identificado entre os cinco homens suspeitos de atirar bombas caseiras contra a sede da produtora, Cerquise viajou para Rússia dias após o ataque à sede da produtora. Cerquise teve prisão temporária decretada e, caso seja encontrado, pode vir a ser extraditado, já que Brasil e Rússia têm acordo de cooperação na área.

A defesa do investigado afirma que ele viajou antes da emissão do mandado e "sequer sabia que seria o principal suspeito".  

O diretor-geral substituto da Polícia Federal, Disney Rosseti, formalizou na terça-feira (7) pedido para a Interpol emitir um alerta internacional, a chamada difusão vermelha, incluindo Cerquise entre as pessoas procuradas pela Justiça criminal de seus países que fugiram para outras nações.

A 10ª Delegacia de Polícia (DP) do Rio de Janeiro já havia acionado as autoridades federais para que o nome do suspeito fosse incluído na lista da Interpol.

Os advogados Diego Rossi Moretti e Jonas de Oliveira afirmam que Cerquise é "alvo de sensacionalismo" e "jamais teve a intenção de machucar qualquer ser humano". O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio, uma vez que um funcionário da produtora estava no local que foi atingido pelas bombas e sobreviveu às explosões.

A defesa contesta ainda o termo "foragido" e afirma que a palavra "é comumente utilizada para aqueles que têm uma ordem de prisão para o cumprimento da pena, o que não é o caso, também não podendo ser considerado foragido aquele que não esteve preso". Os advogados acrescentam em suas alegações que a inclusão na lista da Interpol não cabe para pessoas contra as quais haja mandado de prisão temporária.

Com informação: Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 13 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama Los Angeles Há 12 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

brasil AVIÃO-SP Há 7 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

mundo Reino Unido Há 12 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 10 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

mundo Inglaterra Há 3 Horas

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 9 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

economia Bancos Há 13 Horas

Receita Federal não vai cobrar imposto por Pix acima de R$ 5.000 mensais

brasil Porto dos Gaúchos Há 11 Horas

Sucuri grávida morre atropelada e filhotes são expelidos em rodovia em MT

tech Rede Social Há 14 Horas

Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta