Fumaça faz tenista passar mal e desistir de jogo na Austrália

Os incêndios florestais que atingem o interior do país tem prejudicado, além da população, os tenistas que participam do Aberto da Austrália

© Reuters

Esporte Melbourne 14/01/20 POR Estadao Conteudo

A péssima qualidade do ar em Melbourne, na Austrália, provocada pela fumaça dos incêndios florestais que atingem o interior do país, tem prejudicado os tenistas neste início de temporada. A eslovena Dalila Jakupovic, por exemplo, teve um ataque de tosse e abandonou a partida contra a suíça Stefanie Voegele, nesta terça-feira, válida pelo qualifying do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano.

PUB

"Estava com muito medo de entrar em colapso. Foi por isso que caí no chão, não conseguia mais andar", disse Jakupovic, número 201 do ranking da WTA. "Não tenho asma e nunca tive problemas respiratórios. Na verdade, gosto de calor, mas não conseguia mais respirar".

A canadense Eugenie Bouchard também relatou dificuldades em sua partida contra a chinesa Xiaodi You. "Senti que era difícil respirar e fiquei um pouco enjoada", disse. "As condições pioraram durante a partida. Como atleta, queremos ter muito cuidado, nossa saúde física é uma das coisas mais importantes. Não é ideal jogar nessas condições", reclamou.

O australiano Bernard Tomic foi outro que reclamou da qualidade do ar e chegou a receber atendimento médico na partida diante do norte-americano Denis Kudla. "Não entra ar. Estou ficando cansado", disse.

Já a ex-número 1 do mundo Maria Sharapova teve de interromper um jogo-exibição em Melbourne contra a alemã Laura Siegemund. "Comecei a sentir uma tosse no final do segundo set, mas, como estou doente há algumas semanas, pensei que tinha algo a ver com isso", disse a russa. "Mas ouvi Laura falar com o árbitro e ela disse que estava se sentindo assim também".

Treinos previstos para esta terça-feira foram suspensos pelos organizadores do Aberto da Austrália, enquanto jogos qualificatórios tiveram de ser adiados por até duas horas. O alemão Alexander Zverev e o belga David Goffin treinariam nas quadras do Melbourne Park, mas cancelaram os trabalhos. Nomes como Stefanos Tsitsipas, Rafael Nadal, Karolina Pliskova e Cori Gauff também suspenderam os seus treinamentos.

"As práticas foram suspensas temporariamente esta manhã, devido à má qualidade do ar. As condições no lugar vão melhorando e são constantemente examinadas. Como sempre, a saúde e a segurança dos nossos jogadores, do nosso pessoal e do nosso público são nossas prioridades", explicou a organização do Aberto da Austrália em um comunicado oficial.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 2 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

mundo Eleições Há 2 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

politica Justiça Há 8 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Política Há 7 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

fama Estados Unidos Há 10 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

esporte Futebol Há 7 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas

lifestyle Alimentação Há 8 Horas

Cuidado com as aparências: estes alimentos estão te fazendo engordar

mundo Líbano Há 9 Horas

Bebê brasileira de 1 ano de idade é morta em bombardeio de Israel

fama Luto Há 3 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp