Fumaça faz tenista passar mal e desistir de jogo na Austrália

Os incêndios florestais que atingem o interior do país tem prejudicado, além da população, os tenistas que participam do Aberto da Austrália

© Reuters

Esporte Melbourne 14/01/20 POR Estadao Conteudo

A péssima qualidade do ar em Melbourne, na Austrália, provocada pela fumaça dos incêndios florestais que atingem o interior do país, tem prejudicado os tenistas neste início de temporada. A eslovena Dalila Jakupovic, por exemplo, teve um ataque de tosse e abandonou a partida contra a suíça Stefanie Voegele, nesta terça-feira, válida pelo qualifying do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano.

PUB

"Estava com muito medo de entrar em colapso. Foi por isso que caí no chão, não conseguia mais andar", disse Jakupovic, número 201 do ranking da WTA. "Não tenho asma e nunca tive problemas respiratórios. Na verdade, gosto de calor, mas não conseguia mais respirar".

A canadense Eugenie Bouchard também relatou dificuldades em sua partida contra a chinesa Xiaodi You. "Senti que era difícil respirar e fiquei um pouco enjoada", disse. "As condições pioraram durante a partida. Como atleta, queremos ter muito cuidado, nossa saúde física é uma das coisas mais importantes. Não é ideal jogar nessas condições", reclamou.

O australiano Bernard Tomic foi outro que reclamou da qualidade do ar e chegou a receber atendimento médico na partida diante do norte-americano Denis Kudla. "Não entra ar. Estou ficando cansado", disse.

Já a ex-número 1 do mundo Maria Sharapova teve de interromper um jogo-exibição em Melbourne contra a alemã Laura Siegemund. "Comecei a sentir uma tosse no final do segundo set, mas, como estou doente há algumas semanas, pensei que tinha algo a ver com isso", disse a russa. "Mas ouvi Laura falar com o árbitro e ela disse que estava se sentindo assim também".

Treinos previstos para esta terça-feira foram suspensos pelos organizadores do Aberto da Austrália, enquanto jogos qualificatórios tiveram de ser adiados por até duas horas. O alemão Alexander Zverev e o belga David Goffin treinariam nas quadras do Melbourne Park, mas cancelaram os trabalhos. Nomes como Stefanos Tsitsipas, Rafael Nadal, Karolina Pliskova e Cori Gauff também suspenderam os seus treinamentos.

"As práticas foram suspensas temporariamente esta manhã, devido à má qualidade do ar. As condições no lugar vão melhorando e são constantemente examinadas. Como sempre, a saúde e a segurança dos nossos jogadores, do nosso pessoal e do nosso público são nossas prioridades", explicou a organização do Aberto da Austrália em um comunicado oficial.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

justica Tragédia Há 15 Horas

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

fama Realeza britânica Há 15 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 16 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

fama Relacionamento Há 12 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

politica Justiça Há 16 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Saúde Há 16 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 16 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

mundo Avião Há 15 Horas

Avião da Swiss faz pouso de emergência após fumaça tomar aeronave

esporte Futebol Há 8 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia