Obama defende combate à corrupção e democracia na África

Obama discursou na sede da União Africana (UA), em Adis-Abeba, Etiópia e foi o primeiro presidente norte-americano a comparecer a sede da organização

© Reuters

Mundo Quênia 28/07/15 POR Notícias Ao Minuto

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje (28), que é preciso “extirpar o câncer da corrupção”, o que segundo ele é o principal obstáculo para o desenvolvimento do continente africano. Obama discursou na sede da União Africana (UA), em Adis-Abeba, Etiópia e foi o primeiro presidente norte-americano a comparecer a sede da organização. Ele defendeu transparência nas gestões e um compromisso com princípios democráticos nos países africanos.

PUB

“Nada será tão produtivo para liberar o potencial econômico da África como erradicar o câncer da corrupção”, destacou Obama ao falar à plateia da UA, composta por representantes de 54 países do continente. Ele ponderou que a corrupção existe em todo o mundo, mas disse que na África a “corrupção retira milhões de dólares das economias, dinheiro que poderia ser utilizado para criar emprego, construir hospitais e escolas”. E enfatizou: “Só os africanos podem acabar com a corrupção nos respetivos países”.

Ele também prometeu ajuda do governo norte-americano para os governos africanos que estejam determinados a combater os círculos financeiros ilícitos e que queiram promover ações de transparência e responsabilidade na gestão pública.

Democracia

Obama ainda lembrou da importância dos princípios democráticos para o desenvolvimento do continente africano.

“O progresso de África também vai depender da democracia, porque os africanos, como todas as pessoas do mundo, merecem a dignidade de serem capazes de controlar as suas próprias vidas”, frisou. E defendeu que os ingredientes de uma verdadeira democracia são eleições livres e justas, liberdade de expressão e de imprensa e liberdade de reunião”.

“Estes direitos são universais. Estão escritos nas Constituições africanas”, acrescentou, citando os exemplos das eleições na Namíbia, África do Sul e Nigéria.

Obama foi contundente ao falar que apesar das eleições existirem, alguns líderes não querem cumprir suas constituições e não querem deixar o poder ao final do mandato."Ninguém deve ser presidente para a vida", afirmou.

O presidente dos Estados Unidos termina hoje a viagem pela África depois de viajar pelo Quênia e pela Etiópia. Ele foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar os dois países e discutiu temas ligados ao combate ao terrorismo na região, o conflito no Sudão do Sul e acordos bilaterais econômicos. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 10 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 13 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 10 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 11 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 12 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

fama Vanessa Carvalho Há 11 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

lifestyle Smartphone Há 11 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 11 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 21 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes