Aeroporto recebe ação de conscientização sobre tráfico de pessoas

O conceito da ação faz parte do Movimento Gift Box, criado no Reino Unido pela organização não governamental (ONG) Stop The Traffik

© Reuters

Brasil Galeão 28/07/15 POR Notícias ao Minuto

O Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, importante porta de entrada e saída do Brasil, iniciou nesta terça-feira (28) uma ação de conscientização sobre o tráfico de pessoas. Os visitantes  podem conhecer histórias reais de vítimas na mostra que faz parte da programação da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Uma caixa gigante com textos e imagens ficará aberta para visitação no saguão de embarque do Terminal 2 até às 18h de sexta-feira (31).

PUB

Por fora, a caixa chama a atenção de quem passa pelo local. Dentro dela, as pessoas conhecem histórias reais de  vítimas do tráfico de pessoas, com textos e imagens expostos. A gerente de Sustentabilidade da Concessionária RIOgaleão, responsável pela administração e operação do aeroporto, Milena Martorelli, disse que “a primeira impressão é de uma experiência bonita, com uma incrível oferta de vida nova, mas a realidade se revela sombria e cruel”.

De acordo com ela, três voluntários atuam na ação com a função de abordar e convidar os passageiros a conhecer a caixa. “Já percebemos uma boa receptividade do público, que muitas vezes sai dessa experiência abalado e emocionado. Precisamos informar e conscientizar a todas as pessoas que passam por aqui sobre um problema real de todo o mundo”, salientou.

O conceito da ação faz parte do Movimento Gift Box, criado no Reino Unido pela organização não governamental (ONG) Stop The Traffik. A campanha global tem o objetivo de informar e sensibilizar as pessoas sobre o tráfico humano, incentivando ações de combate à prática. “Acreditamos que, dando visibilidade ao problema, poderemos disseminar uma informação importante para que mais pessoas não se tornem vítimas desse crime”, acrescentou Milena.

A ação integra a programação da Semana Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenada  no Brasil pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes e pela Secretaria Nacional de Justiça.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas, o tráfico de pessoas é caracterizado pelo recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça, uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, abuso de poder, posição de vulnerabilidade, de dar ou receber pagamentos ou benefícios para obter o consentimento para uma pessoa ter controle sobre outra pessoa, para o propósito.

Para denunciar casos de tráfico de pessoas, contrabando de migrantes, tráfico de mulheres e outros crimes semelhantes às autoridades brasileiras, disque 100 ou 180.

A reportagem não teve retorno da demanda feita à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos até a edição desta matéria. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Saúde Há 22 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 21 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 8 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 7 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

esporte Futebol 23/12/24

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

politica Justiça Há 8 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Internado em SP, Gusttavo Lima deve receber alta em até 48 horas