Sabia que a menstruação pode ser afetada durante as férias?

Saiba como cuidar do corpo e evitar alterações neste período

© iStock

Lifestyle Menstruação 16/01/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

 

PUB

Para muitas mulheres, férias e menstruação é uma combinação não muito agradável, devido ao incômodo que podem sentir com o fluxo e sintomas da TPM, como sensibilidade, dor, irritação e indisposição. No entanto, é importante que a menstruação ocorra dentro da normalidade, para evitar alterações hormonais que interferem no estado de saúde da mulher.

Marcos Tcherniakovsky, ginecologista e obstetra, especialista em endometriose, explica que “o ciclo menstrual é muito sensível e pode ser afetado por fatores externos, como temperatura, altitude, mudança na rotina, além de fatores emocionais, como estresse e depressão”.  

Segundo a International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), uma pesquisa com 556 pessoas revelou que 12% se sentem estressadas com a aproximação das férias. Para as mulheres, o quadro se agrava, pois, ainda de acordo com a entidade, elas usam o período para colocar em dia as tarefas que não realizaram no restante do ano. 

Além do fator estresse, para resolver todas as tarefas e compromissos, pode ser que também haja privação de sono, mudança em seus hábitos diários, dieta, exercícios e viagem com mudança de altitude e por consequência da rotina. Algumas mulheres, quando em regiões montanhosas, têm seu fluxo com maior intensidade, mais cólica e, também, pode atrasar ou vir adiantado.

“É importante o autoconhecimento do corpo, para prevenir um desequilíbrio ou identificar rapidamente o problema e agir, uma vez que a alteração hormonal não apenas desregula a menstruação, mas pode impactar na fertilidade, peso, libido, entre outros fatores”, ressalta o médico.

Como se prevenir

Mantenha a mente calma: conheça os seus limites e seja sincera consigo sobre o que pode fazer e o que é excessivo. Dessa forma, dividir as tarefas com alguém de confiança é importante.

Procure manter sua rotina: mesmo nas férias, é possível sustentar o equilíbrio da alimentação e hábitos do seu dia a dia, como horário para as refeições e cuidados básicos com a saúde, como beber água, dormir e até ir ao banheiro.

Pratique exercícios regularmente: além de colaborar para que o cérebro descarrega hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar, como serotonina e dopamina. Atividades físicas aliviam dores do período menstrual e é indicado, inclusive, para que sofre com as dores da endometriose. Portanto, vale separar 30 minutos por dia, mesmo nas férias, nem que seja para uma caminhada.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos