Kevin Costner está de parabéns! Os altos e baixos da carreira do ator

Revisite os melhores e piores filmes do ator

©

Os altos e baixos da carreira de Kevin Costner até hoje

Nesta galeria pode ver uma retrospetiva dos seus melhores filmes, e alguns que ele não deveria talvez ter feito…

© Getty Images

Kevin Costner

Kevin Michael Costner nasceu em 18 de janeiro de 1955 em Lynwood, uma cidade no condado de Los Angeles Califórnia.

© Getty Images

Atleta

Embora não fosse academicamente dotado, o jovem Costner (no centro da fotografia) demonstrou uma aptitude para o desporto (especialmente futebol americano), poesia, e música. Começou a interessar-se pela representação e pelo canto no seu último ano de faculdade.

© Getty Images

'Silverado' (1985)

Costner estreou-se no grande ecrã com 'Sizzle Beach, U.S.A.' que foi filmado em 1978, mas apenas exibido em 1986. O papel que o lançou foi em "Silverado" (na imagem), ao lado de Kevin Kline, Scott Glenn, e Danny Glover. O filme recebeu críticas positivas no geral.

© Getty Images

'Com Asas nos Pés' (1985)

Nesse mesmo ano, o ator (à esquerda) entrou neste drama de desporto sobre ciclismo, descrito como um filme de desporto inspirador.

© Getty Images

'Contos Assombrosos' (1985)

Costner completou 1985 com uma participação num episódio de "Contos Assombrosos", uma série de televisão criada por Steven Spielberg. No episódio 'A Missão', realizado por Spielberg, o ator faz o papel de um membro da tripulação de um bombardeiro, contracenando com Kieffer Sutherland.

© Getty Images

'Os Intocáveis' (1987)

Neste drama de mafiosos do realizador Brian de Palma, Costner veste a pele do homem da lei Eliot Ness, num papel que o estabeleceu como uma estrela internacional.

© Getty Images

'Os Intocáveis' (1987)

Um sucesso de bilheteira e junto da crítica, 'Os Intocáveis' foi nomeado para quatro prémios da Academia, com o ator Sean Connery (na fotografia) a receber o galardão de Melhor Ator Secundário.

© DR

'Alta Traição' (1987)

O thriller político 'Alta Traição' foi aplaudido pela crítica e foi um sucesso de bilheteira. Costner retrata um capitão de mar-e-guerra da marinha dos Estados Unidos que não é bem quem aparenta ser.

© Getty Images

'Jogo a Três Mãos' (1988)

Costner voltou aos filmes sobre desporto com este filme sobre basebol, em que contracena com Susan Sarandon. Na altura, a revista Sports Illustrated classificou-o como o melhor filme de desporto de sempre. De facto, foi na generalidade recebido favoravelmente pela crítica.

© DR

'Campo de Sonhos' (1989)

O gosto do ator pelo jogo era claramente evidente, visto que logo a seguir fez outro filme sobre beisebol. E similarmente, 'Campo de Sonhos' agradou aos críticos de cinema, com um a notar a "concentração exuberante" de Costner. A lenda de Hollywood Burt Lancaster (na imagem) também faz uma aparição no filme, e os então adolescentes Matt Damon e Ben Affleck são vistos como extras na cena do estádio Fenway Park.

© Getty Images

'Danças com Lobos' (1990)

'Danças com Lobos' foi um triunfo. Críticas entusiásticas tanto dos críticos como do público, além do enorme sucesso de bilheteira, cimentaram a reputação de Costner como uma das estrelas de Hollywood mais lucrativas, além de receber crédito por revitalizar o género 'Western'.

© Getty Images

'Danças com Lobos' (1990)

O filme foi nomeado para 12 Óscares, dos quais ganhou sete, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador para Costner.

© Getty Images

'Vingança' (1990)

Costner escolheu seguir o seu 'Western' de enorme sucesso com este thriller romântico com o veterano de Hollywood Anthony Quinn e realizado por Tony Scott. O filme recebeu críticas sobretudo positivas.

© Getty Images

'Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões' (1991)

Apesar de ter sido o segundo filme que mais dinheiro arrecadou no ano de 1991, e apesar dos elogios às atuações de Morgan Freeman e Alan Rickman, a prestação de Costner nesta versão do conto folclórico inglês recebeu críticas mornas por parte de muitos críticos.

© Getty Images

'JFK' (1991)

Todavia, o ator voltou rapidamente a estar em forma na interpretação controversa mas cativante de Oliver Stone dos acontecimentos de antes, durante e depois do assassinato do Presidente John F. Kennedy em 1963.

© Getty Images

'O Guarda-Costas' (1992)

Esta foi a estreia de Whitney Houston como atriz, e o filme foi um enorme sucesso de bilheteira. No entanto, a crítica detestou-o e Costner chegou mesmo a ser nomeado para um Prémio Razzie para Pior Ator.

© DR

'Um Mundo Perfeito' (1993)

Foi preciso chegar Clint Eastwood para pôr Costner de novo no bom caminho, com o veterano ator-realizador à frente deste filme passado na estrada, no início dos anos 1960.

© Getty Images

'Um Mundo Perfeito' (1993)

Eastwood (visto aqui entre cenas com Costner) entra também no filme, e foi elogiado por arrancar do ator aquela que muitos consideram a sua melhor atuação até hoje. Um "retrato subtilmente expressivo" foi a expressão usada por um dos críticos para descrever a abordagem de Costner ao seu papel, um recluso evadido que trava amizade com um jovem rapaz.

© Getty Images

'Wyatt Earp' (1994)

Infelizmente, o filme seguinte de Costner, um retrato do famoso homem da lei de Tombstone, foi arrasado pelos críticos, com um a descrevê-lo como um "biografia desconexa e dispersa". O filme foi também um fracasso de bilheteira.

© DR

'Sombras de Guerra' (1994)

Kevin Costner aparece num papel secundário neste filme (com um jovem Elijah Wood, antes de ser famoso, como protagonista) sobre um veterano da guerra do Vietname com sequelas psicológicas que volta a casa e tenta criar de novo laços com a sua família. Não fez grande coisa pela carreira de Costner e fez pouco dinheiro, mas valeu a Wood um Prémio YoungStar (Jovem Estrela).

© Getty Images

'Waterworld' (1995)

Costner entusiasmou-se com este filme de ação pós-apocalíptico, o mais caro de sempre à data. Recebeu críticas mistas que não ajudaram a manter o filme à tona no que toca às receitas de bilheteira, embora este tenha obtido um estatuto de culto mais tarde entre o público, particularmente pela sua premissa. O filme passa-se num mundo em que, devido ao degelo das calotas polares, os oceanos passaram a cobrir todos os continentes.

© Getty Images

'Tin Cup' (1996)

De novo em terra firme e cenários familiares, 'Tin Cup' é uma comédia romântica passada no mundo do golfe profissional, com Rene Russo e Don Johnson no elenco. O filme estreou no número um nas bilheteiras dos EUA e foi do agrado dos críticos.

© Getty Images

'The Postman: O Mensageiro' (1997)

Se há um filme que marca o ponto baixo da carreira de Kevin Costner, é este. Um notável fracasso de bilheteira, 'The Postman: O Mensageiro' foi também fortemente criticado pelo seu "nacionalismo piegas" e pretensiosismo "pateta". Não o melhor momento do ator.

© DR

'As Palavras Que Nunca Te Direi' (1999)

Nem a presença de Paul Newman conseguiu salvar este drama romântico das canetas envenenadas dos críticos mundo fora. De facto, Costner acabou os anos 90 bem longe de 'Danças com Lobos'. Mas ao menos 'As Palavras Que Nunca Te Direi' viu uma modesta receita nas bilheteiras.

© DR

'Treze Dias' (2000)

A nova década viu um breve renascimento da carreira do ator nesta dramatização da Crise dos Mísseis de Cuba, vista da perspetiva da Casa Branca. Costner faz o papel do assistente Kenneth P. O'Donnell num filme passado nas duas semanas que quase levaram à 3ª Guerra Mundial. Nada a dizer sobre a representação, mas o filme, tal como a invasão da baía que despoletaria esta crise, "foi com os porcos".

© Getty Images

'O Lado Bom da Fúria' (2005)

Um drama sóbrio com Costner a contracenar com Joan Allen, 'O Lado Bom da Fúria' lida com dilemas românticos e dinâmicas familiares. O site Rotten Tomatoes descreve-o da seguinte maneira: "Uma comédia/drama para adultos, com excelentes atuações de Allen e Costner". O filme obteve um modesto sucesso financeiro.

© DR

'O Guardião' (2006)

Talvez um pouco injustiçado, 'O Guardião' é um filme em que Costner desempenha o papel de um nadador-salvador de topo da guarda costeira americana em fim de carreira. Um novato arrogante (Ashton Kutcher) chega em cena para desafiar a sua autoridade. O filme começa bem, mas acaba por se deixar submergir sob o peso dos seus próprios lugares-comuns, isto de acordo com o consenso da crítica. Foi salvo por um módico sucesso de bilheteira.

© DR

'A Face Oculta de Mr. Brooks' (2007)

Costner representa um tipo de personagem invulgar na sua carreira, um assassino em série frequentemente controlado pelo seu alter ego assassino e amante de caos, Earl Brooks, neste filme de suspense. Apesar de alguma intriga genuína, o filme não esteve à altura das expectativas.

© DR

'Homens de Negócios' (2010)

Costner teve neste filme um papel secundário, com um Ben Affleck em grande forma no papel do protagonista. Em certa altura, o filme chegou mesmo a ser considerado para um Óscar, mas em última instância, não recebeu a nomeação.

© Getty Images

'Hatfields & McCoys' (2012)

Em 2012, Costner apareceu neste 'Western' no formato de minissérie de três partes, que recebeu críticas favoráveis. De facto, a sua atuação foi de tal forma excelente que lhe valeu um Emmy na categoria de Melhor Ator Principal em Minissérie ou Filme.

© Getty Images

'Hatfields & McCoys' (2012)

O ator também foi agraciado com um Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator Principal em Minissérie ou Filme de Televisão pelo seu retrato de William Anderson 'Devil Anse' Hatfield.

© Getty Images

'McFarland, USA' (2015)

Voltando de novo a um tema desportivo, 'McFarland, USA' vê o ator representar um treinador de corrida de corta-mato nesta produção da Disney, que colheu elogios da crítica e do público.

© Getty Images

'Elementos Secretos' (2016)

Escolhido pelo National Board of Review como um dos 10 melhores filmes de 2016, o o filme acompanha a história verídica de um grupo de matemáticas afro-americanas que trabalharam na NASA durante a corrida ao espaço. Costner fez o papel de diretor do Grupo de Trabalho Espacial. Os críticos ficaram ofuscados pela atuação destas estrelas, e as receitas de bilheteiras atingiram a estratosfera.

Veja também: Os piores papéis dos nomeados ao Óscar de Melhor Ator de 2020

© Getty Images

Fama Aniversário 18/01/20 POR Notícias Ao Minuto


Kevin Costner está de parabéns! O consagrado ator completa hoje 65 anos, data que quisemos marcar através de um percurso pela sua carreira no mundo do cinema.

PUB

Neste sentido, importa referir que o artista entrou em alguns dos filmes de Hollywood mais louvados dos últimos anos. Muitos foram simultaneamente um sucesso de bilheteira e junto da crítica. Outros ficaram um tanto ou quanto aquém. No entanto, Costner permanece uma das estrelas do cinema mais lucrativas, e é tido em alta estima pelos seus colegas pelo seu profissionalismo e atitude descontraída. Décadas mais tarde, o ator ainda é muito procurado.

Nesta galeria pode ver uma retrospectiva dos seus melhores filmes, e alguns que ele não deveria talvez ter feito…

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Beto Barbosa Há 3 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Redes Sociais Há 2 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 2 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama INFLUENCIADOR-DIGITAL Há 23 Horas

Virgínia, Felipe Neto e outros influenciadores deixaram de pagar R$ 30 mi em tributos com o Perse

fama Jay Leno 23/11/24

Jay Leno visto em Los Angeles com o rosto magoado e o pulso fraturado

economia DÉCIMO-TERCEIRO Há 4 Horas

Veja quem tem direito ao 13º proporcional e como calcular o valor

esporte FUTEBOL-NEYMAR Há 23 Horas

'Nunca estivemos tão livres para decidir', diz pai sobre futuro de Neymar

mundo Austrália Há 22 Horas

Turista tem perna amputada após ficar preso em rochas; resgate levou 20h

mundo Islândia Há 23 Horas

Passageiros de avião filmam lava de vulcão em erupção; vídeo

lifestyle Aquecimento global Há 5 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados