Cunha e a mídia atuam pela instabilidade, avalia analista

Para a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, o problema de Dilma está principalmente na classe política e nos partidos

© DR

Política Oposição 02/08/15 POR Notícias Ao Minuto

O país começou o ano e entrou no segundo semestre de 2015 em meio a instabilidade, mas a democracia do país está "sólida e madura", acredita a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, da Associação Brasileira de Ciência Política, que também é professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

PUB

Em entrevista ao site Rede Brasil Atual, a analista disse que esta nova onda de conservadorismo e revanchismo promovida por partidos de oposição, que estão convocando manifestações para o impeachment de Dilma, são parte da história. No Congresso, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ, já anunciou que não vai facilitar a vida do governo. Para completar a economia enfrenta problemas, com queda no nível de emprego, perda de poder aquisitivo do trabalhador e recuo de investimentos.

Na avaliação de Maria do Socorro, agosto vai ser um mês difícil, até pelo os desafetos do governo."Cunha realmente conseguiu atrair para o seu campo de influência elementos, parlamentares e outros políticos da oposição. Isso acabou fortalecendo os interesses dele, e mesmo da oposição", diz a cientista política.

Maria do Socorro, também acrescenta dois outros fatores que influenciam na crise da imagem e governabilidade da presidenta Dilma: a atuação da imprensa, que ataca sem parar, e da oposição que não aceitou a derrota eleitoral.

"A grande mídia está fazendo esse papel absurdo, de criar uma agenda e levar a uma instabilidade para o governo hoje. Então, a presidenta, e o grupo político que está à frente, precisam se preocupar muito com a questão da comunicação com a sociedade. Porque a população acaba se orientando só pelo que a grande mídia está pautando."

Para ela, o problema está principalmente na classe política e nos partidos. "A ida da sociedade às ruas é expressão de uma democracia mais madura. Agora, a classe política está sendo questionada, seja quem está hoje na situação, seja quem está na oposição."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 13 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

economia 13º salário Há 20 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Uberlândia Há 20 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

mundo Bitcoin Há 18 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Elon Musk Há 19 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

fama Kate Cassidy Há 20 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Elie Há 19 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

mundo Krish Arora Há 12 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 13 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

brasil Divaldo Franco Há 17 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga