© DR
Seja durante um treino no ginásio, uma corrida ou uma aula de yoga, a música pode melhorar a forma como experiencia o exercício físico.
PUB
Ouvir música enquanto pratica exercício físico faz com que se liberem substâncias químicas no cérebro que ajudam a reduzir a dor e a sensação de cansaço provocadas pelo exercício, melhorando também assim o desempenho, sugere um artigo publicado no jornal The Independent.
Robin Dunbar, professor de psicologia de Oxford, é um dos especialistas que estuda o assunto, explica que quando ouvimos música o cérebro libera analgésicos naturais que atuam no corpo, como a morfina. E, se interagimos com a música, seja cantando ou dançando, os resultados são ainda melhores. Aliás, se a música for escolhida tendo em conta o tipo de treino, é mais fácil praticar o exercício.
Dois investigadores da Universidade de Viena, Tom Fritz e Daniel Bowling, estão conduzindo um estudo que recorre a uma máquina de exercício que responde ao esforço utilizado para combinar com a música. A máquina faz, assim, com que o exercício se torne uma forma de expressão musical e mais apreciável do que o treino apenas. Durante o estudo os investigadores descobriram que depois de seis minutos usando a máquina, o peso do esforço que uma pessoa pensa que está fazendo cai pela metade.
Daniel Bowling sublinha que apesar de já ser bem conhecido que a música pode ser “revigorante, intensamente agradável ou triste”, é muito interessante para esta nova fase de estudos científicos, “avaliar as transformações biológicas produzidas pela música".