CPI vai revirar 'caixas-pretas dos fundos de pensão', diz deputado

O deputado Efraim Filho assumiu hoje (12), a presidência da CPI dos Fundos de Pensão

© DR

Política DEM 12/08/15 POR Notícias Ao Minuto

O deputado Efraim Filho (DEM-PB) assumiu nesta tarde a presidência da CPI dos Fundos de Pensão. Em seu discurso de instalação da CPI, o parlamentar de oposição disse que a comissão vai se aprofundar nas gestões fraudulentas nos fundos e que pretende "revirar as entranhas dessas caixas-pretas".

PUB

O PT ficou com a primeira vice-presidência, que foi designada a Paulo Teixeira (SP). Na relatoria foi confirmada a indicação de Sérgio Souza (PMDB-PR), ex-suplente da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). "Como relator, nós pretendemos ir a fundo", declarou o peemedebista, afirmando que seu trabalho será "mais técnico do que político".

Para segundo-vice presidente foi eleito Samuel Moreira (PSDB-SP) e na terceira vice-presidência ficou Hissa Abrahão (PPS-AM).

Diante de uma plateia de participantes de fundos de pensão, como Postalis (dos Correios) e Funcef (Caixa), os membros da comissão falaram em "passar a limpo" os fundos e elogiaram a coragem do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de autorizar o funcionamento desta comissão.

"Será mais uma caixa-preta a ser aberta que vai escandalizar o País", previu o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS). "Muita coisa nebulosa ocorreu no meio do caminho para ocorrer esse desequilíbrio dos principais fundos", comentou o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG).

Tentativa de adiamento

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) reclamou que a proporcionalidade na composição das novas CPIs não vem sendo respeitada e propôs que a eleição fosse adiada. Por decisão do comando da Casa, o PT - que tem a segunda maior bancada - ficou de fora dos postos-chave nas comissões investigativas recém-instaladas.

"Indago da possibilidade de não concretizarmos esta eleição para que possamos discutir esse tema de natureza regimental para se restabelecer a proporcionalidade na ocupação das cabeças das CPIs", apelou Teixeira.

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que presidiu a reunião de instalação, indeferiu o pedido e argumentou que se tratava de uma questão de natureza política e não de proporcionalidade das bancadas. Teixeira avisou que entrará com recurso contra a decisão. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos