Veja o que uma bebida energética pode fazer ao corpo

Pesquisador alerta que a bebida pode ser prejudicial e recomenda café ou chá como alternativa para obter cafeína

© PixaBay

Mundo Pesquisa 14/08/15 POR Notícias ao Minuto

Depois de um farmacêutico ter falado dos efeitos que uma lata de Coca-Cola tem no corpo, o site de presentes personalizados Personalise.co.uk publicou uma Ilustração que mostra os efeitos de uma bebida energética no organismo.

PUB

O Daily Mail entrevistou o pesquisador de alimentação Stuart Farrimond, para que ele comentasse esses efeitos.

10 minutos: A cafeína entra na corrente sanguínea, fazendo com que os batimentos cardíacos e a tensão arterial comecem a aumentar.

15 a 45 minutos: Momento em que a cafeína chega ao pico na corrente sanguínea. A pessoa vai se sentir mais alerta e com melhor concentração. Stuart Farrimond comenta: “Depois de ingerir uma bebida com cafeína, ela passa do intestino para a corrente sanguínea e, em seguida, para o cérebro e pelo corpo todo. É uma droga estimulante que funciona entupindo os "sinais de cansaço" no cérebro”.

30 a 50 minutos: Toda a cafeína foi absorvida e o fígado também responde ao absorver mais açúcar na corrente sanguínea. “Curiosamente, a cafeína parece ser boa para o fígado e o consumo de café tem sido associado a taxas mais baixas de doença hepática e câncer no fígado. No entanto, o mesmo não foi demonstrado em bebidas energéticas”, aponta o estudioso.

1 hora: O corpo começa a passar pela experiência do “choque de açúcar” e os efeitos da cafeína vão caindo. A pessoa vai começar a se sentir cansada e os níveis de energia começam a ficar baixos.

5 a 6 horas: Isto é a metade da vida da cafeína, o que significa que o corpo demora cinco a seis horas a reduzir o conteúdo da substância na corrente sanguínea em 50%. As mulheres que tomam pílula anticoncepcional precisam do dobro do tempo para conseguir essa redução.

12 horas: É o tempo que demora, para a maioria das pessoas, para eliminar completamente a cafeína da corrente sanguínea. Essa velocidade depende de muitos fatores, como a idade e a atividade.

12 a 24 horas: Como a cafeína é uma droga, aqueles que a ingerem regularmente podem sentir sintomas de abstinência entre 12 a 24 horas depois da última dose, incluindo dor de cabeça, irritabilidade e prisão de ventre.

“Os sintomas de abstinência podem durar até nove dias e vão depender da quantidade de cafeína que bebemos. As pessoas são diferentes, claro, mas muitos dos sintomas parecem estar na nossa cabeça”, diz o especialista.

7 a 12 dias: Estudos têm mostrado que este é o período de tempo de que o corpo precisa para se tornar tolerante à dose diária de cafeína.

Em relação aos efeitos gerais das bebidas energéticas no corpo, Farrimond disse que estas bebidas “são um mau caminho para conseguir cafeína”. “São ricas em açúcar, algumas assustadoramente. O Red Bull tem um pH de 3,3, o mesmo que o vinagre. Combinado com o açúcar, são ideais para corroer o esmalte dos dentes e causar problemas dentários para toda a vida”, sublinhou. “O café e o chá são uma forma muito melhor de obter cafeína”, completa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama CANTOR-BENÍCIO Há 23 Horas

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

mundo EUROPA-DEFESA Há 18 Horas

Europa diz que defenderá fronteiras após Trump ameaçar Groenlândia

politica Justiça Há 16 Horas

Moraes reage à piada de Lula com apelido 'Xandão'

mundo Reino Unido Há 17 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

tech Meta Há 22 Horas

Dono do Facebook se rende a Trump e acaba com controle a fake news

tech META-NEGÓCIOS 08/01/25

Nova regra da Meta permite ligar público LGBTQIA+ a doenças mentais

fama Liam Payne Há 17 Horas

Morte de Liam Payne é confirmada por “múltiplos traumas”; entenda

justica MORTE-PI Há 23 Horas

Mãe que perdeu dois filhos após ingestão de arroz envenenado é a quarta vítima no PI

fama JOSÉ LUIZ-DATENA Há 19 Horas

'Não entra nessa gelada, eu me ferrei', diz Datena sobre Gusttavo Lima na política

fama HENRI-CASTELLI Há 20 Horas

Henri Castelli abre agência de imigração brasileira nos Estados Unidos