Última parcela do IPVA começa a vencer nesta quarta

Quem não quitar o imposto não conseguirá licenciar o carro em 2020

© Reprodução/Foto ilustrativa

Economia 2020 10/03/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Proprietários de veículos no estado de São Paulo com placas final 1 têm até está quarta-feira (11) para pagar a terceira, e última, parcela do IPVA 2020. O calendário continua para a placa final 2 na quinta-feira (12) e segue até dia 24 de março, para placas final 0.

PUB

Quem não quitar o imposto não conseguirá licenciar o carro em 2020 e ficará impossibilitado de circular com o veículo no país, além estar sujeito a multas e pontos na carteira de motorista.

Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, 5.974.273 veículos tiveram o IPVA pago integralmente, com ou sem o desconto de 3%, enquanto 3.312.938 proprietários optaram pelo parcelamento. Até 27 de fevereiro, R$ 9.605.227.360 foram arrecadados. O valor é 5,36% maior que o arrecadado no mesmo período de 2019.

O IPVA pode ser pago na rede bancária autorizada (guichê do caixa, caixa eletrônico, pela internet ou por débito agendado) ou nas lotéricas.

É preciso informar o código Renavam  (Registro Nacional de Veículos Automotores), que está no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).

O contribuinte que perdeu o prazo e vai pagar o IPVA atrasado precisa acessar o site do Detran  (departamento de trânsito) ou da Secretaria da Fazenda do seu estado para solicitar a emissão de uma nova guia de pagamento.

Neste caso, há multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na Selic (taxa básica de juros da economia). Passados 60 dias de vencimento, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto, de acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Permanecendo a inadimplência, o débito será inscrito em Dívida Ativa e a multa passará a 40% do valor do imposto, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o, por exemplo, de aproveitar eventual crédito do programa Nota Fiscal Paulista.

A partir do momento em que o débito estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado pode fazer a cobrança mediante protesto.

LICENCIAMENTO

O licenciamento é o processo que emite anualmente o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), documento obrigatório que permite a circulação dos veículos no país.

Os vencimentos dos prazos para o licenciamento no Detran-SP (departamento estadual de trânsito) ocorrerão entre abril e dezembro, conforme o número final da placa do veículo (Veja o calendário abaixo).Neste mês ainda é possível antecipar o licenciamento após a quitação do IPVA. A partir de abril, o licenciamento começa a seguir o calendário-padrão, conforme a placa. A antecipação segue sendo permitida, o motorista só não pode atrasar.

Também em abril, as unidades do Detran-SP começarão a receber os proprietários dos veículos e o processo passa a ter a opção de ser feito presencialmente.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Atentado Brasília Há 20 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

fama Liam Payne Há 19 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer

fama Viih Tube Há 4 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

politica STF Há 21 Horas

Moraes diz que explosões no STF não são fatos isolados e que não há pacificação com anistia

fama Calendário Pirelli Há 22 Horas

Calendário Pirelli é revelado e edição marca o regresso da nudez

fama Celebridades Há 23 Horas

Gente como a gente! Famosos que agora têm empregos normais

fama Bia Miranda Há 14 Horas

Bia Miranda revela gravidez de gêmeos e perda de um dos bebês

tech Meta Há 20 Horas

Comissão Europeia multa Facebook em R$ 4,26 bilhões por abuso de posição

brasil Belo Horizonte Há 23 Horas

Motociclista morre após ser atingido por raio na Grande BH

esporte Futebol Há 23 Horas

Treinador do Paraguai exige atenção redobrada em Messi: 'Deixá-lo jogar é sentença de morte'