Iraque convoca embaixadores após ataque dos EUA matar seis pessoas

o Iraque chamou de "agressão americana" o envio, por Washington, de aviões para bombardear bases iraquianas

© Reuters

Mundo Terrorismo 13/03/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo do Iraque convocou, nesta sexta-feira (13), os embaixadores dos Estados Unidos e do Reino Unido, após bombardeios americanos deixarem ao menos seis mortos no país do Oriente Médio.

PUB

Em um comunicado, o Iraque chamou de "agressão americana" o envio, por Washington, de aviões para bombardear diversas bases das milícias pró-iranianas que também abrigam policiais e militares.

Cinco militares iraquianos e um civil morreram no ataque. Também ficaram feridos 11 militares, entre os quais membros das milícias pró-iranianas Hashd al-Shaabi (Forças de Mobilização Popular; grupo que reúne várias facções), completou o Exército iraquiano.

O Pentágono disse que os ataques visaram depósitos de armas da milícia Kataib Hezbollah, que já realizou ataques contra militares americanos no Iraque.

O grupo Hashd al-Shaab é acusado de matar, em dezembro, um empreiteiro americano no Iraque, o que levou a um ciclo de confrontos cujo ápice foi o assassinato de Qassim Suleimani, principal general iraniano, em janeiro.

Como resposta à morte de Suleimani, 11 mísseis balísticos iranianos atingiram a base aérea de al-Asad no Iraque, também em janeiro. Esse ataque deixou mais de cem militares americanos com lesões cerebrais traumáticas leves.

A ação dos EUA nesta sexta foi uma represália a outro ataque cometido contra uma base iraquiana, por milícias locais, que matou dois americanos e um britânico na quarta-feira (11).

O confronto entre Estados Unidos e Irã ganhou força sob o governo de Donald Trump. Washington se retirou de um acordo fechado com Teerã que reduziu as sanções econômicas ao país em troca de uma diminuição nas pesquisas nucleares do Irã. Após a decisão, novos bloqueios foram impostos pelos EUA.

Os EUA invadiram o Iraque em 2003 e derrubaram o ditador Saddam Hussein. No entanto, não conseguiram estabilizar o país e mantêm tropas lá, apesar dos pedidos de retirada feitos pelo governo iraquiano.

Neste período, o Irã ampliou sua influência no Iraque, e o país passou a ser cenário da disputa militar entre Washington e Teerã.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 9 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 12 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

brasil BR-116 Há 10 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama WILLIAM-BONNER Há 8 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

fama Vanessa Carvalho Há 10 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama Pedro Leonardo Há 10 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 9 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 9 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 19 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes