Consumo de energia encolhe 2,9% em julho ante mesmo mês de 2014

Na comparação regional, chama atenção a variação negativa de 4,3% no consumo de energia elétrica da região Nordeste em julho

© DR

Economia EPE 01/09/15 POR Notícias ao Minuto

O consumo de energia elétrica voltou a encolher em julho, influenciado por uma demanda mais fraca das classes residencial e industrial. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo nacional totalizou 36.785 GWh em julho, retração de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de janeiro a julho, o indicador apresentou queda de 1,4% sobre 2014, para um total de 272.702 GWh.

PUB

Os números de julho foram influenciados pela retração de 5% no consumo da classe residencial, a maior queda registrada pela EPE nos últimos dez anos. A demanda industrial também continua a cair, com variação negativa de 3,4% na comparação entre meses de julho, apesar da fraca base de comparação de 2014, influenciada pela realização da Copa do Mundo.

No acumulado dos sete primeiros meses, o consumo residencial apresenta queda de 0,5%. Na indústria, a retração da demanda é de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Comercial

O levantamento mensal divulgado pela EPE também aponta que, na classe comercial, o consumo ficou estável na comparação entre meses de julho, mas ainda cresce 1,5% na comparação do acumulado anual. A categoria outros teve queda de 0,9% em julho, mas apresenta situação de estabilidade na comparação dos sete primeiros meses do ano.

A EPE atribui a queda do consumo ao cenário econômico desfavorável, às tarifas de eletricidade mais elevadas, à redução do poder aquisitivo e às temperaturas mais amenas deste ano.

Na comparação regional, chama atenção a variação negativa de 4,3% no consumo de energia elétrica da região Nordeste em julho. As regiões Sudeste (-3,2%) e Sul (-2,6%) também consumiram menos energia em julho, mas em um ritmo de queda menos consistente. Na regiões Norte e Centro-Oeste, o consumo caiu 0,3% e 0,1%, respectivamente.

Diante de mais um mês de números fracos, apenas a região Norte continua a apresentar um crescimento relevante de demanda no acumulado do ano. Entre janeiro e julho, o consumo elétrico no Norte teve alta de 1,4%. As regiões Nordeste e Centro-Oeste também apresentam elevação, de 0,3% cada. Já nas regiões Sudeste e Sul, o consumo desde o início do ano tem queda de 2,8% e 0,6%, respectivamente. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 22 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Uberlândia Há 3 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Beto Barbosa Há 23 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Kate Cassidy Há 2 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Redes Sociais Há 22 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama RAFA-KALIMANN Há 20 Horas

Rafa Kalimann e Allan Souza Lima terminam relacionamento após um ano de namoro

fama ANGELINA-JOLIE Há 23 Horas

Angelina Jolie diz que nenhum dos filhos quer seguir os passos dela como atriz: 'Reservados'

fama MARCOS-HARTER Há 18 Horas

Ex-BBB Marcos Harter tenta censura prévia contra Record, mas Justiça nega pedido

fama Ilhas Há 20 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?

fama MARIA-FLOR Há 20 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor