Consumo de energia encolhe 2,9% em julho ante mesmo mês de 2014

Na comparação regional, chama atenção a variação negativa de 4,3% no consumo de energia elétrica da região Nordeste em julho

© DR

Economia EPE 01/09/15 POR Notícias ao Minuto

O consumo de energia elétrica voltou a encolher em julho, influenciado por uma demanda mais fraca das classes residencial e industrial. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo nacional totalizou 36.785 GWh em julho, retração de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de janeiro a julho, o indicador apresentou queda de 1,4% sobre 2014, para um total de 272.702 GWh.

PUB

Os números de julho foram influenciados pela retração de 5% no consumo da classe residencial, a maior queda registrada pela EPE nos últimos dez anos. A demanda industrial também continua a cair, com variação negativa de 3,4% na comparação entre meses de julho, apesar da fraca base de comparação de 2014, influenciada pela realização da Copa do Mundo.

No acumulado dos sete primeiros meses, o consumo residencial apresenta queda de 0,5%. Na indústria, a retração da demanda é de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Comercial

O levantamento mensal divulgado pela EPE também aponta que, na classe comercial, o consumo ficou estável na comparação entre meses de julho, mas ainda cresce 1,5% na comparação do acumulado anual. A categoria outros teve queda de 0,9% em julho, mas apresenta situação de estabilidade na comparação dos sete primeiros meses do ano.

A EPE atribui a queda do consumo ao cenário econômico desfavorável, às tarifas de eletricidade mais elevadas, à redução do poder aquisitivo e às temperaturas mais amenas deste ano.

Na comparação regional, chama atenção a variação negativa de 4,3% no consumo de energia elétrica da região Nordeste em julho. As regiões Sudeste (-3,2%) e Sul (-2,6%) também consumiram menos energia em julho, mas em um ritmo de queda menos consistente. Na regiões Norte e Centro-Oeste, o consumo caiu 0,3% e 0,1%, respectivamente.

Diante de mais um mês de números fracos, apenas a região Norte continua a apresentar um crescimento relevante de demanda no acumulado do ano. Entre janeiro e julho, o consumo elétrico no Norte teve alta de 1,4%. As regiões Nordeste e Centro-Oeste também apresentam elevação, de 0,3% cada. Já nas regiões Sudeste e Sul, o consumo desde o início do ano tem queda de 2,8% e 0,6%, respectivamente. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Escândalo Há 19 Horas

Diddy teria obrigado funcionário a limpar "sangue e urina" das orgias

mundo Cazaquistão Há 20 Horas

Homem que filmou despedida à mulher durante queda de avião sobreviveu

economia Aposentados Há 15 Horas

Aposentadorias do INSS com reajuste serão pagas entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro

brasil Urgência Há 18 Horas

Avião da Latam declara emergência após decolar de Brasília e faz pouso forçado

esporte Violência Há 12 Horas

Cunhado da irmã de Endrick, do Real Madrid, é morto a tiros no Distrito Federal

fama Despedida Há 13 Horas

Familiares e amigos se despedem de Ney Latorraca

economia Trabalhadores Há 20 Horas

Salário mínimo subirá R$ 106 e novo valor passará a ser de R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro

fama Saúde Há 20 Horas

Preta Gil continua na UTI, mas apresenta melhora e já se alimenta por via oral

fama Ariana Grande Há 18 Horas

Sete anos depois da tragédia em Manchester, Ariana Grande faz doação

economia Trabalho escravo Há 20 Horas

Operários resgatados na BYD na Bahia devem voltar à China em janeiro