Eletronuclear suspende contratos de consórcio de Angra 3

Em comunicado ao mercado, distribuído à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Eletrobras nega que o contrato será rescindido

© DR

Política Usina 02/09/15 POR Notícias ao Minuto

A Eletronuclear suspendeu por 60 dias o contrato firmado com o consórcio Angramon para a montagem eletromecânica da usina nuclear de Angra 3. A decisão foi tomada depois que cinco construtoras - Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e Techint - das sete que compõem o consórcio pediram afastamento da obra. Permaneceram a EBE e UTC.

PUB

Para pedir o desligamento, as cinco construtoras alegam atraso no pagamento pelo serviço. Em teleconferência com analistas na semana passada, o diretor Financeiro da Eletrobras, Armando Casado, admitiu o atraso, mas informou também que a empresa está prestes a receber financiamento para pagar o consórcio. Para saírem do Angramon, as cinco empreiteiras dependem de autorização da Eletrobras. Caso contrário, a decisão é considerada quebra de contrato e dá margem à cobrança de multa pela estatal.

O contrato relativo à montagem eletromecânica de Angra 3 tem sido motivo de questionamento desde que delatores da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, denunciaram o ex-presidente da Eletronuclear Othon Pinheiro por um suposto favorecimento do Angramon na licitação da montagem eletromecânica. O executivo foi afastado do cargo e o contrato foi questionado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Em comunicado ao mercado, distribuído à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Eletrobras nega que o contrato será rescindido e informa que decidiu pela suspensão temporária para ganhar tempo para verificar se a EBE e a UTC, que permaneceram na Angramon, têm condição de dar conta do serviço, inclusive do ponto de vista econômico e financeiro.

"A suspensão dos contratos em referência, por decisão da Eletronuclear, não implica em qualquer deliberação ou anuência futura a respeito dos contratos. É, tão somente, medida temporária que se justifica diante de situação excepcional", traz o documento. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia