Centenas de detentos fogem de prisão no litoral de São Paulo

A fuga aconteceu no início da noite de hoje, e funcionários ainda são feitos reféns no local.

© Reprodução

Justiça Fuga 16/03/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

Detentos do CPP (Centro de Progressão Provisória) Dr Rubens Aleixo Sendin, localizado em Monguaguá, no litoral de São Paulo, fugiram da unidade prisional nesta segunda-feira (16). O governo estadual confirmou a fuga e informou que também foi iniciada uma rebelião no CPP. A fuga aconteceu após o cancelamento das 'saidinhas' por conta do coronavírus. Em um vídeo que circula pelas redes sociais é possível ver centenas de presos correndo. Ainda há reféns no local.

PUB

Segundo o G1, o CPP de Mongaguá fica no Balneário Arara Vermelha e tem capacidade para receber 1.640 presos. A penitenciária funciona no regime semiaberto e presos podem trabalhar durante o dia e voltar a unidade prisional para dormir na cela durante a noite.

Ainda não há informações de como os presos conseguiram escapar. No Estado de São Paulo, outros presídios também registraram fugas após a nova ordem.

Em Mongaguá, os presos fizeram funcionários reféns na portaria do CPP e, em seguida, fugiram em massa do local. Ainda há reféns dentro do presídio e a polícia trabalha na negociação para conseguir liberar os funcionários.

<iframe width="640" height="360" frameborder="0" marginheight="0" marginwidth="0" scrolling="no" src="https://player.r7.com/video/i/5e70041419d2242f3f0038b0" allowfullscreen></iframe>

A fuga foi filmada por uma pessoa que disponibilizou a cena nas redes sociais.

Equipes da Polícia Militar, Rodoviária, Civil e o helicóptero Águia fazem buscas no entorno do presídio para tentar recapturar os detentos. Por volta de 20h30, a Polícia Militar já havia recapturado 41 detentos que haviam fugido.

De acordo com informações do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional, "as rebeliões seriam uma reação dos presos diante da suspensão das saídas temporárias e do trabalho externo, que teria sido determinada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) como forma de prevenção ao coronavírus".

COM A PALAVRA, A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que estão ocorrendo atos de insubordinação nos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz, além da ala de semiaberto da Penitenciária II de Mirandópolis, devido à suspensão da saída temporária, que ocorreria amanhã. Tanto o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) quanto a Polícia Militar foram acionados e estão cuidando da situação.

A medida foi necessária pois o benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados. A SAP ainda realiza a contagem para determinar o número exato de fugitivos.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 21 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 3 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 23 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 23 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

brasil Tragédia Há 22 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 22 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 21 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo