Atividade do comércio recua 1,1% em agosto

Segundo a Serasa Experian é o pior desempenho do varejo nacional desde 2003

© Reuters

Economia Serasa Experian 06/09/15 POR Notícias Ao Minuto

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas caiu 1,1% em agosto de 2015 em relação ao mês de julho/15, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve retração de 0,7% na atividade do comércio. No acumulado do ano até agora, isto é, de janeiro a agosto de 2015, a atividade varejista avançou 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a agosto de 2014), o pior desempenho do varejo nacional desde 2003.

PUB

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aprofundamento da recessão econômica, causando elevação do desemprego, o reduzido grau de confiança dos consumidores e os juros cada vez mais altos nos crediários e financiamentos estão impactando negativamente, e de forma significativa, a atividade varejista nacional ao longo deste ano.As maiores retrações dos consumidores nas lojas em agosto/15 ocorrem no setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, com recuo de 1,9% em agosto/15 frente julho/15, e no setor de veículos, motos e peças, o qual exibiu queda de 1,5% no mês. Também o setor de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática se retraiu 0,2% em agosto/15. Já os setores de tecidos, vestuário, calçados e acessórios; material de construção; e combustíveis e lubrificantes exibiram avanços, porém bastante modestos, em agosto/15: 0,3%; 0,5% e 0,7%, respectivamente.

No período acumulado de janeiro a agosto de 2015, três setores estão com crescimento e três com queda. No campo positivo tivemos as altas de 4,3% em móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática; de 2,3% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios; e de 1,0% nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Já no território negativo, observamos recuos de 15,6% no segmento de veículos, motos e peças; de 2,8% no segmento de materiais de construção; e de 3,5% em combustíveis e lubrificantes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Atentado Há 17 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

mundo EUA Há 21 Horas

Americano desperta do coma após choque elétrico de 4.160 Volts na cabeça

tech Inteligência Artificial Há 23 Horas

IA do X diz que Musk é um dos principais disseminadores de 'fake news'

fama Grammy Latino Há 23 Horas

Grammy Latino 2025: Brasileiros brilham em noite de premiações em Miami

fama PAULA-FERNANDES 15/11/24

Paula Fernandes rebate boatos de antipatia e faz desabafo nas redes

fama Cuiabá Há 17 Horas

Influenciadora e ex-jogador são detidos por posse de carro roubado

esporte STF Há 17 Horas

Gilmar Mendes vota a favor de soltura de Robinho e placar fica 2 a 1 para manter prisão

brasil Voepass Há 23 Horas

Primeira condenação relacionada à queda do avião da Voepass condena também Latam

fama Luto Há 17 Horas

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

fama Família real britânica Há 19 Horas

O que acontece com a Rainha Camilla se o Rei Charles morrer primeiro?