© Reprodução
Pelo menos 70 elementos das Forças Armadas da Nigéria foram mortos nesta segunda-feira (23), num ataque a um trem no nordeste do país, uma região que tem sido massacrada com ações violentas do grupo do Estado islâmico na África Ocidental (ISWAP). "Registramos perdas muito pesadas", disse uma fonte militar à AFP sob anonimato.
PUB
"Pelo menos 70 soldados morreram numa emboscada" na segunda-feira na região de Konduga (estado de Borno), afirmou a mesma fonte.
O Boko Haram, apesar de ser originário da Nigéria, tem uma forte presença nos países vizinhos Chade, Camarões e Níger, tendo deixado um rastro de milhares de mortos e milhões de deslocados.
O grupo foi criado em 2002 na localidade de Maiduguri, no noroeste da Nigéria, pelo líder espiritual Mohameh Yusuf, para criticar o abandono do norte do país pelas autoridades nigerianas, tendo começado por lançar ataques contra a polícia local, por representar o Estado, mas desde a sua morte o grupo radicalizou-se e juntou-se, já em 2015, ao grupo terrorista Estado Islâmico.