Infectologistas se dizem preocupados com discurso de Bolsonaro

As declarações deste último pronunciamneto de Bolsonaro imediatamente provocaram repúdio de congressistas, governadores, no Judiciário e em diferentes setores da sociedade

© Reuters

Brasil Governo 25/03/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) reagiu com preocupação ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite de quarta (24). Bolsonaro criticou o isolamento e quarentena promovidos pelos estados na tentativa de conter a expansão das infecções por coronavírus.

PUB

Após ataques do presidente a governadores, à imprensa e medidas adotadas por ao menos uma centena de países, a SBI apontou que é "temerário" associar as mortes de idosos na Itália ao clima frio.

"Tais mensagens podem dar a falsa impressão à população que as medidas de contenção social são inadequadas e que a COVID-19 é semelhante ao resfriado comum, esta sim uma doença com baixa letalidade. [...] A pandemia é grave, pois até hoje já foram registrados mais de 420 mil casos confirmados no mundo e quase 19 mil óbitos, sendo 46 no Brasil", diz comunicado.

A organização, entretanto, elogia o trabalho do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, " cujas ações têm sido de grande gestor na mais grave epidemia que o Brasil já enfrentou em sua história recente".

Apesar de demonstrar preocupação com a situação econômica do país, a SBI ressalta que o isolamento social é fundamental para conter a disseminação do vírus.

"As medidas de maior ou menor restrição social vão depender da evolução da epidemia no Brasil e, nas próximas semanas, poderemos ter diferentes medidas para regiões que apresentem fases distantes da sua disseminação."

A recomendação final da SBI é a que tem se disseminado pelo país e pelo mundo: fique em casa.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia disse, em nota divulgada nesta quarta (25), que ações que abrandem o isolamento social serão "extremamente" prejudiciais para o combate ao coronavírus. "Salientamos que a maioria dos países adotam a mesma estratégia de contenção, apresentando sucesso. Seremos militantes do nosso posicionamento para o bem dos idosos e da população brasileira", diz o texto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama CANTOR-BENÍCIO Há 23 Horas

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

mundo EUROPA-DEFESA Há 19 Horas

Europa diz que defenderá fronteiras após Trump ameaçar Groenlândia

politica Justiça Há 17 Horas

Moraes reage à piada de Lula com apelido 'Xandão'

mundo Reino Unido Há 17 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

tech Meta Há 23 Horas

Dono do Facebook se rende a Trump e acaba com controle a fake news

fama Liam Payne Há 18 Horas

Morte de Liam Payne é confirmada por “múltiplos traumas”; entenda

fama JOSÉ LUIZ-DATENA Há 20 Horas

'Não entra nessa gelada, eu me ferrei', diz Datena sobre Gusttavo Lima na política

fama HENRI-CASTELLI Há 21 Horas

Henri Castelli abre agência de imigração brasileira nos Estados Unidos

fama Reality Show Há 17 Horas

'Me achava a loira burra. Bial mudou isso em mim', diz Grazi Massafera sobre fama após BBB

politica Redes Sociais Há 14 Horas

Erika Hilton pede que ONU investigue Meta e Zuckerberg por 'ameaça' à população LGBT