Chanceleres da Venezuela e da Colômbia discutem situação na fronteira

O governo venezuelano estima que cerca de 100 mil barris de produtos derivados de petróleo saem diariamente para o vizinho

© Reuters

Mundo Países 11/09/15 POR Notícias Ao Minuto

As chanceleres da Venezuela, Delcy Rodrígues, e da Colômbia, María Ángela Holguín, vão se reunir amanhã (12) à tarde no Ministério das Relações Exteriores do Equador, em Quito, para discutir a crise na fronteira dos dois países. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, em entrevista coletiva.

PUB

No fim de agosto, as chanceleres se reuniram em Cartagena, na Colômbia. Na ocasião, a venezuelana propôs a construção em conjunto de uma nova fronteira produtiva e de paz e pediu às autoridades colombianas uma revisão da Lei Anticontrabando. Segundo Delcy Rodrígues, a lei promove o contrabando e não contempla a repatriação das mercadorias levadas da Venezuela para a Colômbia.

O governo venezuelano estima que cerca de 100 mil barris de produtos derivados de petróleo saem diariamente para a Colômbia, o que gera perdas na ordem de US$ 3,5 milhões.

A situação na fronteira, agravada pela atuação de máfias paramilitares que atacaram três soldados venezuelanos, fez com que o governo de Nicolás Maduro decidisse fechar os postos fronteiriços de San Antonio del Táchira e Paraguachón, no estado de Zulia.

Diante do fechamento da fronteira, o governo colombiano negou-se a negociar com a Venezuela. Nesse contexto, as duas chanceleres se reunirão amanhã, com o respaldo de Maduro e do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. A expectativa é que o encontro sirva de base para uma reunião entre os chefes de Estado.

“Os presidentes da Venezuela e da Colômbia aceitaram o convite da Unasur [União de Nações Sul-Americanas] e da Celac [Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos] para estabelecer um diálogo entre seus chanceleres para tratar de temas sensíveis entre ambos países como um passo prévio para uma reunião presidencial. Os presidentes manifestaram sua opinião, disposição e vontade para levar a ideia da reunião adiante”, disse Patiño na entrevista.

O chanceler equatoriano acompanhará a reunião entre Delcy Rodrígues e María Ángela Holguín, representando a Celac. O Equador exerce a presidência pro tempore do bloco. O chanceler do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, vai representar a Unasul na reunião.

“Para nós, como região, é uma grande notícia. Tratar os temas entre nossos governos amigos é também uma mensagem de que nos momentos difíceis a região deve estar unida, deve acompanhar os irmãos na busca de uma solução para a situação que se vive”, acrescentou o equatoriano. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Trabalhadores Há 10 Horas

Veja lista de deputados que assinaram a favor da mudança na escala 6 x 1

fama Neymar Há 8 Horas

Neymar exibe tênis cravados de Swarovski (que valem quase R$ 40 mil)

mundo Eleições EUA Há 9 Horas

Trump exclui Melania de 'foto de família' com Musk; veja o momento!

politica Pesquisa Há 2 Horas

Lula lidera corrida eleitoral de 2026 contra bolsonaristas, mostra pesquisa CNT/MDA

brasil Clima Há 3 Horas

Há risco de ciclone bomba atingir o Brasil? Veja a previsão do tempo

esporte Óbito Há 7 Horas

Promessa da LDU e da seleção do Equador, volante Marco Angulo morre aos 22 anos

lifestyle Saúde Há 10 Horas

Demência: Estudo revela como identificar idosos em risco

lifestyle Obstipação Há 8 Horas

Adeus inchaço! Nutricionista sugere bebida contra prisão de ventre

fama Novela Há 10 Horas

Ana Maria Braga aponta erro em trama de 'Mania de Você'

justica Rio de Janeiro Há 8 Horas

Se lembra do caso do 'Tio Paulo'? Justiça realiza hoje primeira audiência