Com rebaixamento, nota do Brasil se aproxima da Turquia e da Indonésia

Pela S&P, agora, a nota dos três países é a mesma: BB+

© PixaBay

Economia S&P 11/09/15 POR Notícias Ao Minuto

A retirada do grau de investimento do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor's coloca a nota do País em situação similar aos ratings da Turquia, que está envolvida em conflitos contra extremistas, e da Indonésia, que enfrentou distúrbios sociais internos durante o processo eleitoral de 2014.

PUB

Pela S&P, agora, a nota dos três países é a mesma: BB+. O grupo também tem a mesma avaliação pela Moody's (Baa3, um nível acima do grau especulativo).

A única agência em que há distorção é a Fitch. Para a empresa, a nota da Turquia e da Indonésia é BBB-, no último nível do grau de investimento. No caso do Brasil, o rating é BBB, dois níveis acima do grau especulativo.

Os três países fazem parte, ao lado de África do Sul e Índia, dos "cinco frágeis", termo cunhado pelo banco Morgan Stanley em meados de 2013 para economias emergentes fortemente dependentes de investimento estrangeiro para financiar seu crescimento.

África do Sul e Índia, no entanto, mantêm o grau de investimento por todas as agências. As notas são as mesmas pela S&P (BBB-) e pela Fitch (BBB). Pela Moody's, a nação africana tem rating Baa2 e a asiática, Baa3.

Em agosto deste ano, o banco JPMorgan fez a sua própria lista de cinco frágeis. A instituição retirou o Brasil e a Índia dessa classificação e adicionou a Colômbia e o México. Ainda assim, os dois países latino-americanos têm ratings superiores aos do Brasil, com grau de investimento por todas as agências.

O México, segunda maior economia da América Latina, tem rating BBB+ pela S&P e pela Fitch e A3 pela Moody's. Já a nota da Colômbia é BBB pela S&P e pela Fitch e Baa2 pela Moody's.

O rebaixamento pela S&P igualou a nota do Brasil à da Rússia, cujo swap de default de crédito (CDS, na sigla em inglês) de cinco anos, uma espécie de seguro contra calote, chegou a ser negociado abaixo do brasileiro mesmo antes do downgrade. Isso significa que, mesmo quando o Brasil ainda tinha grau de investimento, os investidores já estavam exigindo um prêmio menor para manter títulos russos.

A Rússia ainda mantém grau de investimento pela Fitch, embora no último nível (BBB-). Pela Moody's, a nota russa é Ba1, o nível mais alto do grau especulativo. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 14 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 17 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 19 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 18 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 12 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 17 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 18 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 18 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 11 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama LUTO Há 13 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca