Com rebaixamento, nota do Brasil se aproxima da Turquia e da Indonésia

Pela S&P, agora, a nota dos três países é a mesma: BB+

© PixaBay

Economia S&P 11/09/15 POR Notícias Ao Minuto

A retirada do grau de investimento do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor's coloca a nota do País em situação similar aos ratings da Turquia, que está envolvida em conflitos contra extremistas, e da Indonésia, que enfrentou distúrbios sociais internos durante o processo eleitoral de 2014.

PUB

Pela S&P, agora, a nota dos três países é a mesma: BB+. O grupo também tem a mesma avaliação pela Moody's (Baa3, um nível acima do grau especulativo).

A única agência em que há distorção é a Fitch. Para a empresa, a nota da Turquia e da Indonésia é BBB-, no último nível do grau de investimento. No caso do Brasil, o rating é BBB, dois níveis acima do grau especulativo.

Os três países fazem parte, ao lado de África do Sul e Índia, dos "cinco frágeis", termo cunhado pelo banco Morgan Stanley em meados de 2013 para economias emergentes fortemente dependentes de investimento estrangeiro para financiar seu crescimento.

África do Sul e Índia, no entanto, mantêm o grau de investimento por todas as agências. As notas são as mesmas pela S&P (BBB-) e pela Fitch (BBB). Pela Moody's, a nação africana tem rating Baa2 e a asiática, Baa3.

Em agosto deste ano, o banco JPMorgan fez a sua própria lista de cinco frágeis. A instituição retirou o Brasil e a Índia dessa classificação e adicionou a Colômbia e o México. Ainda assim, os dois países latino-americanos têm ratings superiores aos do Brasil, com grau de investimento por todas as agências.

O México, segunda maior economia da América Latina, tem rating BBB+ pela S&P e pela Fitch e A3 pela Moody's. Já a nota da Colômbia é BBB pela S&P e pela Fitch e Baa2 pela Moody's.

O rebaixamento pela S&P igualou a nota do Brasil à da Rússia, cujo swap de default de crédito (CDS, na sigla em inglês) de cinco anos, uma espécie de seguro contra calote, chegou a ser negociado abaixo do brasileiro mesmo antes do downgrade. Isso significa que, mesmo quando o Brasil ainda tinha grau de investimento, os investidores já estavam exigindo um prêmio menor para manter títulos russos.

A Rússia ainda mantém grau de investimento pela Fitch, embora no último nível (BBB-). Pela Moody's, a nota russa é Ba1, o nível mais alto do grau especulativo. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 10 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 10 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 11 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 6 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 11 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Vídeo Há 10 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Ron Ely Há 12 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 12 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Presos Há 9 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

fama Redes Sociais Há 5 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'