© DR
Comer peixe não faz apenas bem ao coração, faz também à mente. Diz um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Qindgao, na China, que o consumo regular de peixe está associado a uma queda do risco de desenvolver uma depressão.
PUB
No caso das mulheres, uma dieta rica em peixe consegue reduzir o risco de se ter depressão em 20%, enquanto nos homens o benefício fixa-se nos 16%, segundo o Daily Mail.
Além de beneficiarem a memória, os ácido graxos, ômega 3 presentes no peixe conseguem ainda alterar a estrutura das membranas cerebrais, modificando a atividade de alguns neurotransmissores, como a dopamina e serotonina, ambos relacionados com o aparecimento ou agravamento de depressão.
Embora o estudo – que analisou várias associações entre a depressão e a ingestão de peixe – tenha apresentado resultados claros, os cientistas chineses defendem a necessidade de mais pesquisas, uma vez que o consumo de peixe está associado a pessoas com hábitos mais saudáveis, podendo outros alimentos ter contribuído para a redução do risco de ser ter depressão..