© Reuters
Ao prestar depoimento à Polícia Federal, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva interveio na sua nomeação para o cargo. As informações são da Folha de S. Paulo.
PUB
Segundo Costa, Lula teria inclusive ameaçado o ex-presidente da estatal José Eduardo Dutra de demissão. Tudo para garantir a indicação. No depoimento, Costa ainda disse que o relato da situação foi feito pelo ex-deputado José Janene (PP-PR), morto em 2010 e um dos principais personagens do esquema de corrupção.
Ele disse que a pressão do petista para a nomeação foi motivada pela disputa entre PP e PT pelo comando da Diretoria de Abastecimento da Estatal. Isso porque o PP teria bloqueado a pauta de votações da Câmara para pressionar pela indicação de Costa.
"Que, inclusive, soube através de José Janene, que o então presidente Lula ligou para o então presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, exigindo que o declarante [Paulo Roberto Costa] fosse nomeado diretor de Abastecimento da Petrobras, sob pena do próprio Dutra ser demitido do cargo", disse no depoimento.
Ainda de acordo com a reportagem do jornal, o ex-diretor reforçou que acha pouco provável que Lula e a presidente Dilma Rousseff não tivessem conhecimento do esquema de corrupção.
"Em razão da envergadura do esquema de corrupção montado na Petrobras, acho muito pouco provável que tanto o ex-presidente Lula, quanto Dilma Rousseff não tivessem conhecimento do mesmo; que Dilma Rousseff foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras de 2003 a 2010 e que, portanto, deveria ter conhecimento de tudo o que ocorria na empresa".