© DR
A Rainha Isabel II falou à nação britânica, numa rara aparição televisiva dirigida à Comunidade das Nações (Commonwealth). A monarca diz falar ao país "numa altura difícil", que "trouxe dor a alguns, dificuldades financeiras a muitos e mudanças enormes na vida quotidiana de todos", naquela que é apenas a sua quinta comunicação especial à nação no seu longo reinado (excetuando as mensagens de Natal).
PUB
"Estamos a combater esta doença juntos e quero assegurar-vos que, se permanecermos juntos e firmes, vamos ultrapassá-la", disse.
A rainha recordou, ainda, o primeiro discurso que fez, pela telefonia, em 1940, ajudada pela irmã. "Nós, como crianças, falamos a partir daqui, de Windsor, para as crianças que tinham sido retiradas de suas casas e levadas, para sua segurança. Hoje, mais uma vez, muitos vão sentir um doloroso sentimento de separação dos seus entes queridos. Mas, tal como na altura, sabemos que é o correto", lembrou.
Her Majesty The Queen addresses the UK and the Commonwealth in a special broadcast recorded at Windsor Castle. pic.twitter.com/HjO1uiV1Tm
— The Royal Family (@RoyalFamily) April 5, 2020
"Devemos encontrar conforto no facto de que, embora ainda tenhamos que sofrer mais um pouco, melhores dias voltarão: estaremos com os nossos amigos de novo; estaremos com a nossa família de novo; vamos encontrar-nos de novo", acrescentou.
A rainha lembrou que esta luta não é só dos britânicos. "Embora tenhamos enfrentado dificuldades antes, esta é diferente. Desta vez juntamo-nos a todas as nações ao redor do globo num esforço comum".