Argentina libera poucas atividades e pressão de empresários continua

Além de só poderem sair de casa para comprar remédios ou alimentos, o governo agora passou a recomendar o uso generalizado de máscaras, principalmente as caseiras.

© Reuters

Mundo ALBERTO-FERNÁNDEZ 08/04/20 POR Folhapress

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - O governo argentino divulgou nesta quarta (8) algumas das atividades que poderão voltar a ser exercidas a partir do dia 13 de abril. São elas as de obras de infraestrutura energética, venda de materiais de construção, produção mineira, exportações de produtos já prontos que estejam estocados, serviços de limpeza (incluindo diaristas) e de documentação de pessoas.

PUB

Ainda há espaço, até domingo (12), para novos anúncios, e a UIA (União Industrial Argentina) espera que o governo aceite o plano apresentado para uma retomada da produção por turnos e com menos funcionários.

Por ora, isso foi descartado pelo presidente Alberto Fernández. Ele declarou nesta quarta que, apesar de liberar algumas categorias da quarentena, a industrial vem apresentando bons resultados e que, antes do dia 23, não pretende fazer aberturas mais expressivas.

Além disso, Fernández disse que a vigilância da circulação de pessoas vai ser mais dura, principalmente na Grande Buenos Aires, onde se registra 70% dos contágios, mas também em outras áreas metropolitanas populosas e com alto número de infectados, como Córdoba, Santa Fe e Terra do Fogo.

Além de só poderem sair de casa para comprar remédios ou alimentos, o governo agora passou a recomendar o uso generalizado de máscaras, principalmente as caseiras.

Quanto às aulas, ficou determinado que as universidades podem voltar no próximo dia 1 de junho, mas as de ensino fundamental e médio continuam suspensas por tempo indeterminado.

Voos internos e externos continuarão suspensos pelo menos até o dia 23 de abril. O transporte público seguirá funcionando apenas para transportar as categorias que estão livres para fazê-lo, e só poderão circular com passageiros sentados. Essas pessoas precisam realizar um trâmite pela internet e andar com a permissão dada pelo governo e uma carta de seu empregador que confirme os dados informados.

Tanto a UIA como a Câmara Argentina de Comércio, que pede a abertura, ainda que parcial, de lojas, restaurantes e shoppings, estão apresentando contra-propostas a Fernández, pois ele afirmou ser impossível a retomada dessas atividades ao menos até o dia 23. As negociações continuam nos próximos dias.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 18 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Elon Musk 25/11/24

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

mundo Bitcoin 25/11/24

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

mundo Krish Arora Há 17 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 19 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

brasil Divaldo Franco Há 23 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga

esporte FLAMENGO-GABIGOL Há 19 Horas

Gabigol custou milhões e decidiu, mas sai de graça do Flamengo

fama ADELE-CANTORA Há 21 Horas

'Não sei quando voltarei', diz Adele ao encerrar residência em Las Vegas e iniciar pausa

esporte Treta Há 17 Horas

Neymar rebate apresentador Fred Bruno após críticas: 'Esse é um fanfarrão'

fama Chris Hemsworth Há 23 Horas

Chris Hemsworth "ensina" filho a fazer o salto mortal