Google e Apple vão criar 'software' para rastrear pandemia de Covid-19

Os 'smartphones' com sistema operativo iOS, da Apple, ou Android, da Google, vão poder trocar informações através de 'Bluetooth' para acompanhar os contatos entre pessoas

© iStock

Tech Tecnologia 11/04/20 POR Notícias Ao Minuto

 As gigantes tecnológicas norte-americanas Google e Apple anunciaram, na sexta-feira, uma parceria para desenvolver 'software' que permita o rastreamento digital de pessoas que estiveram perto de outras infectadas pelo novo coronavírus, para limitar a propagação da pandemia.

PUB

"A Google e a Apple anunciaram um esforço conjunto que vai permitir a utilização da tecnologia 'Bluetooth' para ajudar governos e agências de saúde a reduzir a propagação do novo coronavírus", explicitam as duas empresas através de comunicado conjunto, citado pela agência France-Presse.

Ou seja, os 'smartphones' com sistema operativo iOS, da Apple, ou Android, da Google, vão poder trocar informações através de 'Bluetooth' para acompanhar os contatos entre pessoas e alertar os utilizadores se tiverem estado em contato com alguém que está contagiado com a doença COVID-19.

De acordo com ambas as gigantes tecnológicas, estas ferramentas deverão estar disponíveis a partir de maio e este 'software' terá em conta o "respeito pela privacidade" e a segurança dos utilizadores.

Aplicações para 'smartphones' semelhantes já foram desenvolvidas por outras empresas que criam 'software' na China ou em Singapura.

Os sistemas operativos da Google e da Apple são os mais utilizados em dispositivos móveis em todo o mundo.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 96 mil mortos e infectou quase 1,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Os Estados Unidos são o país mais afetado em número de casos, com 466.299 infectados e 16.686 mortos.

A Europa é o continente com mais casos contabilizados (826.382) e com maior número de vítimas mortais (66.642).

A Itália é o país com maior número de mortes (18.279), seguida dos Estados Unidos (16.686), da Espanha (15.843), da França (12.210) e do Reino Unido (7.978).

Em África, há registo de 630 mortos num universo de mais de 12.219 casos em 52 países.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech Justiça Há 21 Horas

Dino publica resposta da IA do WhatsApp sobre limites da liberdade de expressão

Tech Justiça Há 21 Horas

Dino publica resposta da IA do WhatsApp sobre limites da liberdade de expressão

Tech Rede Social Há 16 Horas

Governo processa TikTok por tratamento irregular de dados de crianças

Tech Smartphones Há 12 Horas

iOS 18.4: próxima grande atualização da Apple Intelligence também já tem data