Brian Dennehy, ator de 'Rambo' e 'Cocoon', morre aos 81 anos

Brian Dennehy morreu nos Estados Unidos de causas naturais

© Divulgação

Fama Luto 17/04/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Brian Dennehy, que marcou o papel do xerife Will Teasle em "Rambo: Programado Para Matar" (1982) e venceu um Globo de Ouro e dois Tonys em sua carreira, morreu nesta quarta-feira (15) em sua casa em New Haven, nos Estados Unidos, de causas naturais. Ele tinha 81 anos.

PUB

A notícia foi confirmada ao Deadline pelos agentes de Dennehy, na ICM Partners. A filha do ator, Elizabeth, postou comunicado no Twitter, frisando que a morte do pai não foi relacionada ao novo coronavírus: "Maior que a vida, generoso até o fim, um orgulhoso e devotado pai e avô, ele deixará saudades para sua mulher, Jennifer, sua família e muitos amigos".

Após se destacar em "Rambo", Brian Dennehy engatou uma série de papéis coadjuvantes marcantes. Provando versatilidade, ele esteve na ficção científica "Cocoon" (1985), no faroeste "Silverado" (1985, com Kevin Costner), na comédia "Perigosamente Juntos" (1986, com Robert Redford) e no mistério "Acima de Qualquer Suspeita" (1990, com Harrison Ford).

Na TV, encarnou uma versão ficcionalizada do detetive Jack Reed, personagem real da polícia de Chicago, em uma série de telefilmes exibidos entre 1992 e 1996, começando com o sucesso "Nas Teias da Corrupção".

Seu trabalho em uma adaptação televisiva da peça "Death of a Salesman" (texto traduzido para "A Morte do Caixeiro Viajante" em português) rendeu uma vitória no Globo de Ouro. Dennehy também venceu um Tony pelo papel, em 1999, e voltou a faturar o troféu maior do teatro americano em 2003, por "Long Day's Journey Into Night".

No Emmy, a maior premiação da TV americana, foi indicado seis vezes, sem nunca ganhar –a mais recente, em 2005, pelo telefilme "Por Trás da Fé", que abordava os escândalos de abuso infantil na Igreja Católica.

Entre suas últimas aparições na telinha, destaque para séries como "The Blacklist" (em que encarnou o personagem Dominic Wilson em várias participações especiais) e "Hap and Leonard". No cinema, surgiu em "Cavaleiro de Copas" (2015), de Terrence Malick, e na comédia "Te Peguei!" (2018).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Mongaguá Há 9 Horas

Mãe de 27 anos é brutalmente violentada com filho de 3 anos no colo

fama Treta Há 12 Horas

Após treta, Deolane deixa de seguir e apaga postagens com Fiuk nas redes

economia Portalbilidade Há 11 Horas

Liberdade financeira: Transfira seu cartão de crédito e pague menos

mundo Paris Há 10 Horas

Filho empurra pai da varanda do 9.º andar após discussão

fama Michael J. Fox Há 11 Horas

Michael J. Fox emociona fãs com participação no show do Coldplay; veja

brasil Rio de Janeiro Há 12 Horas

Mulher obesa fica presa em catraca de ônibus por mais de duas horas

tech GOLPES-FINANCEIROS Há 4 Horas

Confira dias e horários preferidos para golpes e fraudes bancárias, e saiba como se proteger

fama Família Há 3 Horas

Arthur Aguiar detona Maíra Cardi após fala polêmica da filha

mundo França Há 3 Horas

Homem pede namorada em casamento em Paris e... ela foge; momento viraliza

fama Realeza britânica Há 12 Horas

Presente errado? William revela gafe no início do namoro com Kate