Número de mortos em tiroteio no Canadá sobre para 18

O autor dos disparos foi morto pela polícia.

© DR

Mundo Tiroteio 20/04/20 POR Notícias ao Minuto

O número de mortos na sequência de disparos feitos na madrugada de domingo por um homem armado no Canadá subiu de 16 para 18, incluindo uma policial, informou hoje o primeiro-ministro do país.

PUB

Justin Trudeau salientou que a grande maioria da população da Nova Escócia "teria uma ligação direta com uma ou mais vítimas" e pediu à imprensa para não divulgar os nomes das vítimas fatais, bem como o nome do atirador, que acabaria por ser revelado.

"A província inteira e o país estão de luto com a tomada de consciência de algo que era inimaginável. Não deem a esta pessoa o dom da infâmia", afirmou o primeiro-ministro sobre o incidente mais trágico da história do país.

O atirador, Gabriel Wortman, de 51 anos, cujo nome foi adiantado pela polícia antes das declarações de Trudeau, morreu durante a detenção, no final de uma vasta caça ao homem que durou cerca de 12 horas, por toda a província da Nova Escócia, no leste do Canadá.

Técnico de próteses dentárias, de acordo com a imprensa, o atirador circulava a bordo de um veículo idêntico ao da polícia, e vestia pelo menos parte de um uniforme policial. 

O homem abriu fogo em diferentes locais, em circunstâncias e por motivos ainda desconhecidos, num ataque que chocou o país, onde os tiroteios são raros. 

Inicialmente, a comissária da Real Polícia Montada do Canadá (polícia federal), Brenda Lucki, indicou que 13 pessoas tinham morrido, mas posteriormente disse que o balanço dos ataques era de pelo menos 16 mortos, incluindo o atirador, de acordo com a cadeia pública CBC. 

"É muito cedo para falar de motivações", declarou, em coletiva de imprensa, o responsável pelos inquéritos criminais da polícia federal de Nova Escócia, Chris Leather, que tinha anunciado inicialmente "mais de dez mortos". 

Várias vítimas "parecem não ter qualquer ligação com o atirador", mas "o fato deste indivíduo ter um uniforme e um veículo da polícia leva a crer que não se tratou de um ato espontâneo", acrescentou. 

Entenda o caso

O ataque começou no sábado à noite na pequena localidade rural de Portapique, a cerca de 100 quilômetros da capital da província de Halifax. Várias vítimas foram encontradas à frente e no interior de uma casa, para onde a polícia foi chamada depois de terem sido ouvidos tiros. 

O suspeito fugiu quando a polícia chegou, desencadeando uma vasta caça ao homem, durante uma dezena de horas por toda a província, com as autoridades a pedirem aos residentes para se manterem em casa. 

Gabriel Wortman foi detido no domingo de manhã, em circunstâncias que a polícia ainda não esclareceu.  "A perseguição terminou esta manhã e o suspeito foi localizado. Posso confirmar que está morto", indicou Leather. 

Uma agente policial morreu no domingo e outro ficou ferido, indicou a corporação. 

Este massacre é considerado o pior já registrado no Canadá. A 06 de dezembro de 1989, um homem matou a tiros 14 mulheres no Instituto Politécnico de Montreal, antes de se suicidar.

Em 2018, em 23 de abril, um motorista de um caminhão atropelou deliberadamente oito mulheres e dois homens no centro de Montreal. 

Com menos de um milhão de habitantes, que vivem sobretudo da exploração da madeira e da pesca, Nova Escócia é uma das províncias menos povoadas do país. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal Há 23 Horas

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama Rio de Janeiro 21/12/24

Mário Gomes volta à mansão após despejo

fama PRETA-GIL Há 18 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

brasil BR-116 Há 18 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 18 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 19 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 23 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama ROBERTO-CARLOS Há 22 Horas

Em possível último especial na Globo, Roberto Carlos dá mais ibope que sertanejo

fama Nicole Bahls Há 23 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

fama RODRIGO-FARO Há 22 Horas

Rodrigo Faro grava último programa na Record e se despede