STJ derruba decisão contra regularização de CPF para receber benefício

Os problemas de cadastro surgiram no começo do mês após cidadãos terem relatado dificuldades para inserir o número do CPF no aplicativo Caixa - Auxílio Emergencial.

© STJ / Divulgação

Justiça CPF 20/04/20 POR Notícias ao Minuto

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, derrubou hoje (20) a decisão que suspendeu a exigência de regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para a obtenção do auxílio emergencial de R$ 600 durante a pandemia do novo coronavírus.

PUB

O ministro atendeu pedido de liminar feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) para manter o documento como uma das formas de identificação para receber o beneficio. Segundo a AGU, a exclusão do CPF do sistema eletrônico de pagamento poderia atrasar o repasse do dinheiro. 

“Se, em circunstâncias normais, a possibilidade do atraso de 48 horas nas operações referentes ao pagamento de auxílio à população representa intercorrência administrável do ponto de vista da gestão pública, no atual quadro de desaceleração abrupta das atividades comerciais e laborais do setor privado, retardar, ainda que por alguns dias, o recebimento do benefício emergencial acarretará consequências desastrosas à economia nacional e, por conseguinte, à população”, argumentou Noronha. 

Na decisão, o presidente do STJ também disse que a Receita Federal adotou medidas para regularizar o CPF das pessoas que têm pendências no documento e não estão conseguindo fazer o cadastro. 

Na semana passada, o juiz federal Ilan Presser, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), suspendeu a exigência de regularização do CPF por entender que a exigência estava provocando filas e aglomerações em agências da Receita, contrariando medidas de distanciamento social adotadas pelas autoridades sanitárias no combate à pandemia.

Os problemas de cadastro surgiram no começo do mês após cidadãos terem relatado dificuldades para inserir o número do CPF no aplicativo Caixa - Auxílio Emergencial, que permite o cadastramento para receber o valor de R$ 600 a fim de compensar a perda de renda decorrente da pandemia de coronavírus.

O auxílio vale para trabalhadores informais não inscritos em programas sociais. 

Com informação: Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica PABLO-MARÇAL Há 20 Horas

Filha diz que médico citado em laudo falso de Marçal nunca trabalhou em clínica

fama Sean 'Diddy' Combs Há 20 Horas

Diddy avisou Justin Bieber para não falar "das coisas que fizeram juntos"

fama Mel Maia Há 20 Horas

Mãe de Mel Maia desabafa sobre ingratidão das filhas: 'Me sinto um lixo'

fama Rodrigo Faro Há 22 Horas

Rodrigo Faro pede orações pela saúde da esposa, Vera Viel

esporte Michael Schumacher Há 1 Hora

Felipe Massa estaria entre os que podem ver Schumacher, diz jornal

mundo França Há 2 Horas

Vídeos de acusados ​​de estuprar mulher drogada pelo ex chocam tribunal

fama Cid Moreira Há 3 Horas

Filho diz que não foi a velório de Cid Moreira por medo

fama DIDDY-RAPPER Há 12 Horas

Linha direta para vítimas de Diddy recebeu 12 mil denúncias em um único dia

fama Raízes latinas 05/10/24

Famosos que são latinos e pouca gente sabe

fama Gusttavo Lima Há 2 Horas

Por que polícia vai usar avião que está em nome de Gusttavo Lima?