Após promessa de negociação, MTST desocupa ministério

A decisão de encerrar o ato foi tomada após a notícia de que uma comissão do movimento será recebida em Brasília, onde também ocorreu a manifestação

© DR

Brasil Boulos 23/09/15 POR Notícias Ao Minuto

Os militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que haviam ocupado hoje (23) de manhã a sede do Ministério da Fazenda na capital paulista, deixaram o prédio no início da tarde. A decisão de encerrar o ato foi tomada após a notícia de que uma comissão do movimento será recebida em Brasília, onde também ocorreu a manifestação. A ação foi coordenada para acontecer simultaneamente em várias capitais.

PUB

Os manifestantes começaram a se concentrar por volta das 9h em frente à Estação da Luz, na região central da cidade. Após curta passeata, o grupo interrompeu o trânsito na Avenida Prestes Maia e tomou as escadas e o saguão de entrada do edifício. Ao forçar a entrada, os manifestantes acabaram quebrando duas portas de vidro.

Segundo o coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, o ato é um protesto contra os cortes de recursos destinados a programas sociais do governo federal. “Ocorreram cortes brutais nas áreas sociais, inclusive de moradia, que ameaçam o programa Minha Casa, Minha Vida para 2016. Por causa disso, o MTST resolveu fazer hoje uma jornada contra os cortes. Para nós, o ajuste fiscal tem de ser revolvido taxando o andar de cima, não cortando de quem já não tem”, declarou Boulos durante a manifestação.

Ao pedir aos militantes que deixassem o prédio, Boulos afirmou que caso não haja avanços na negociação com o governo, serão feitos novos protestos. “A gente espera que o governo tenha entendido o recado e que o resultado seja positivo”, disse do alto do carro de som.

A principal demanda do movimento é a manutenção do ritmo das obras e contratações do Minha Casa, Minha Vida. De acordo com Guilherme Boulos, o montante apresentado no orçamento, de R$ 15 bilhões, permite, além da continuidade das obras em andamento, a contratação de menos de 200 mil novas unidades. “A nossa reivindicação mais específica é a garantia de orçamento para o Minha Casa, Minha Vida 3, com prioridade para os empreendimentos de entidades”, destacou. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Lido di Camaiore Há 8 Horas

Brasileira atropela sete pessoas e mata duas jovens turistas na Itália

fama Educação Há 6 Horas

Colégio nega matrícula para filhos de Cristiano Ronaldo em Portugal

politica ALEXANDRE-MORAES Há 6 Horas

Parlamentares dos EUA querem cancelar vistos de Moraes e de outros ministros do STF

mundo Hospital Há 23 Horas

Gêmeas siamesas, que estavam unidas pela cabeça, são separadas na Turquia

mundo EUA Há 7 Horas

Menino de 12 anos salva pai durante ataque de urso de 90kg

fama Família Cazarré Há 8 Horas

Com filha internada, Letícia Cazarré reflete sobre a luta de Guilhermina

mundo TikTok Há 7 Horas

Tendência viral no TikTok leva crianças ao hospital com queimaduras grave

fama Gal Costa Há 8 Horas

Viúva e filho de Gal Costa chegam a acordo sobre herança e venda de casa

justica Ceará Há 8 Horas

Idosas são presas por mandar matar irmã e cunhado em disputa de herança

lifestyle Doenças oncológicas Há 8 Horas

Sintomas de câncer da laringe que consegue identificar enquanto fala