© Reuters
Uma menina de 12 anos morreu na Índia ao percorrer a pé 322 quilômetros para voltar para casa durante a quarentena, segundo a CNN. Jamlo Madkam morreu quando estava já a uma hora de casa.
PUB
A menina trabalhava nos campos de pimenta da aldeia de Perur, no estado de Telengana. O período de quarentena inicialmente decretado pelo governo indiano deveria ter terminado no dia 14 de abril, mas o primeiro-ministro da Índia Narendra Modi decidiu prolongá-lo até ao dia 3 de maio.
No dia 15 de abril, Jamlo e mais 11 pessoas, iniciaram o percurso de volta para casa, mais concretamente para o estado de Chattisgarh. Decidiram pelo retorno porque ficaram sem trabalho e não sabiam por quanto tempo a quarentena poderia durar na Índia.
Com os transportes parados, mais especificamente os trens, um meio de transporte essencial na Índia, muitos destes trabalhadores têm percorrido grandes distâncias a pé.
Jamlo Madkam morreu três dias após de ter iniciado o percurso. “Eles atravessaram terreno montanhoso para evitar as barreiras policiais (…) Disseram que Jamlo não tinha comido nada nessa manhã porque tinha dores de estômago e tinha vomitado. Suspeitamos que um desequilíbrio de eletrólitos juntamente com a exaustão tenham causado a sua morte”, afirmou B. R. Punjari, médico do distrito onde morava a criança.
Análises pós-morte indicaram que a menina não havia contraído o novo coronavírus.
Veja também: Criança de 5 anos, filha de paramédicos, morre vítima da Covid-19