Deputado do DF vai acionar Justiça para barrar nomeação de Oliveira

Fábio Felix vai entrar com uma ação na Justiça Federal para barrar a nomeação de Jorge Oliveira para o Ministério da Justiça

© Divulgação / Agência Senado

Política Ministério da Justiça 27/04/20 POR Estadao Conteudo

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF) informou neste domingo, 26, que vai entrar com uma ação na Justiça Federal para barrar a nomeação do atual chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, para o Ministério da Justiça. Amigo de Bolsonaro, Oliveira deve substituir o ex-juiz federal Sérgio Moro, que saiu do cargo na última sexta-feira, 24, e fez uma série de acusações contra o presidente da República.

PUB

Oliveira é um nome de extrema confiança do presidente, com quem mantém uma relação de décadas. O pai do ministro foi chefe de gabinete de Bolsonaro por 20 anos na Câmara de Deputados. Para Felix, o perfil de Oliveira mostra que a nomeação tem o objetivo de proteger os interesses de Bolsonaro e seus filhos.

"O ex-ministro e o Presidente se acusaram de crimes muito graves, inclusive obstrução de Justiça (art. 1º, § 2º, da Lei 12.850/2010) e corrupção passiva privilegiada (art. nº 13, § 2º, do CP). Se Moro estiver falando a verdade, é um risco enorme não só para as investigações que envolvem, as fake news, mas para todo o trabalho da Polícia Federal e do Ministérios da Justiça. Os precedentes judiciais indicam que todo ato deve obedecer à moralidade administrativa, mesmo se tratando de nomeação e posse de ministro de Estado", afirmou o deputado.

Oliveira já teve sua atuação criticada dentro do governo por "barbeiragens" cometidas no primeiro ano da gestão de Jair Bolsonaro. Além de ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Oliveira é responsável pela Subchefia de Assuntos Jurídicos (SAJ), um dos postos mais estratégicos do Palácio do Planalto.

As derrapadas da repartição responsável por aconselhar o presidente na tomada de decisões já o obrigaram a recuar de anúncios, c,omo uma Medida Provisória (MP) para aumentar salários de policiais do Distrito Federal no fim do ano passado, e provocaram mal-estar com o Supremo Tribunal Federal (STF), após a insistência em transferir a demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura.

A SAJ é ligada à Secretaria-Geral da Presidência e os dois cargos são acumulados por Oliveira, um dos auxiliares mais próximos do presidente, além de ser seu amigo. Advogado e policial militar da reserva do Distrito Federal, ele assumiu a função no início do ano, quando a secretaria ainda se reportava à Casa Civil, comandada por Onyx Lorenzoni. Foi alçado a ministro-chefe da Secretaria-Geral em uma reestruturação feita em junho do ano passado e levou consigo o núcleo da SAJ, esvaziando a Casa Civil.

No primeiro ano de governo, a Subchefia de Assuntos Jurídicos deu aval para aumentos salariais sem dotação orçamentária, reedição de Medida Provisória - texto legal que tem vigência imediata - com conteúdo idêntico no mesmo ano, o que é vedado pela Constituição, e decretos com trechos considerados inconstitucionais.

Afago

Prestes a ser confirmado como novo ministro da Justiça, Oliveira postou hoje em sua conta no Twitter uma foto do pronunciamento de Bolsonaro na sexta-feira, logo após a demissão do ex-ministro Sérgio Moro, acompanhada de uma mensagem de apoio ao presidente.

"Juntos com o PR @jairbolsonaro por um Brasil melhor. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!", escreveu Oliveira.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Silvio Santos Há 23 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro 14/11/24

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

politica Atentado Brasília Há 18 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

fama Liam Payne Há 18 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer

fama Viih Tube Há 2 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

politica Brasília Há 23 Horas

Autor de ataque em Brasília visitou STF: 'Deixaram a raposa entrar no galinheiro'

politica STF Há 19 Horas

Moraes diz que explosões no STF não são fatos isolados e que não há pacificação com anistia

fama Calendário Pirelli Há 20 Horas

Calendário Pirelli é revelado e edição marca o regresso da nudez

brasil Belo Horizonte Há 22 Horas

Motociclista morre após ser atingido por raio na Grande BH

fama Celebridades Há 22 Horas

Gente como a gente! Famosos que agora têm empregos normais