Pandemia pode afetar formação de garotos da base nos clubes brasileiros

Os atletas de base temem que a interrupção do calendário os façam perder tempo de aprendizado

© Pixabay

Esporte Futebol 27/04/20 POR Estadao Conteudo

O atacante Giovani Felippi, de 19 anos, está preocupado com o quanto a paralisação do futebol pela pandemia do novo coronavírus pode prejudicar o seu desenvolvimento como jogador profissional. Atleta da base do Atlético-MG e às vésperas de terminar o ciclo de formação, teme que a interrupção do calendário o faça perder tempo de aprendizado e até desperdice oportunidades para ser promovido ao elenco principal.

PUB

A insegurança enfrentada por Giovani se repete em outras centenas de garotos brasileiros com menos de 20 anos, idade limite antes de assinarem novo contrato. O coronavírus forçou os clubes a interromperem os trabalhos e levou os futuros profissionais a perderem tempo. "A parte física e tática ainda conseguimos amenizar devido às atividades aplicadas pelo clube, mas a parte técnica com certeza será mais prejudicada", disse o atacante do time mineiro.

O Estado conversou com treinadores e gestores especializados em categorias de base para entender o tamanho do prejuízo para esses meninos. "As (categorias) menores ainda estão em um processo inicial. As ideias coordenativas, técnicas e táticas ainda não estão consolidadas. Eles vão perder muito, vão se atrasar neste aspecto", afirmou o treinador do time sub-20 do Bahia, Carlos Amadeu, ex-técnico da base da seleção brasileira. "Teremos uma perda sem precedentes na formação da base".

Os clubes demonstram mais preocupação com o impacto psicológico da paralisação, em especial para quem está no processo final das categorias de base. "O relógio vai correndo agora. O menino de 20 anos está com um tempo menor de exposição porque está parado há seis semanas", comentou o técnico do sub-20 do Fluminense, Eduardo Oliveira. Quem atua nesta categoria perde a chance de disputar um calendário anual que passa até de 60 jogos. Parte dos compromissos tem transmissão da TV e representa uma vitrine.

Já para os meninos mais jovens, a paralisação atrapalha o processo de crescimento. Em geral, as equipes costumam monitorar esse aspecto principalmente em garotos de 14 a 17 anos, pois em poucos meses os atletas dessa faixa etária ganham estatura e precisam ser submetidos a avaliações que servem para nortear o cronograma de treinos físicos.

"Os meninos crescem muito rápido entre 14 e 17 anos. Se não tiver um treino adequado e um bom aproveitamento, a formação pode ser comprometida. É preciso ter um trabalho individualizado e um acompanhamento fisiológico e na parte de fisioterapia", afirmou o consultor das categorias de base do Fortaleza, José Carlos Brunoro.

Os clubes brasileiros têm procurado minimizar os problemas causados pela paralisação com orientações por vídeo. O Atlético-MG passa treinos e cartilhas aos garotos. A diretoria montou um esquema logístico para tirar mais de 91 meninos do alojamento em Vespasiano (MG) e mandá-los de volta para suas casas no começo da quarentena. Giovani Felippi, por exemplo, está em Batayporã (MS) e precisa enviar o relatório do cumprimento das atividades.

"Os garotos estão amadurecendo à força, porque voltam para casa e muitas vezes para uma outra realidade. Muitos deles têm famílias em condição socioeconômica complicada e agora enfrentam condições de vida e de alimentação inferiores às que encontram quando estão morando na Cidade do Galo", disse o coordenador da base do Atlético-MG, Júnior Chávare.

Em sua opinião, quando for possível o retorno da base, será preciso analisar a modificação do calendário para poder conciliar o futebol com a possível reacomodação de aulas escolares. "Alguns torneios terão de ser sacrificados. É importante não prejudicar quem estuda".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 19 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 20 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad