Movimentos sociais e sindicatos fazem protesto na Colômbia

Vários movimentos sociais e sindicatos agrícolas colombianos fizeram hoje (19) um protesto nacional, com marchas, caminhadas e bloqueios, em várias regiões do país. A manifestação é formada por produtores do setor agropecuários, caminhoneiros, mineiros e indígenas.

© Reuters

Mundo Bogotá 19/08/13 POR Agência Brasil

Os manifestantes pedem melhores condições de trabalho, salários, redução nos custos de transporte, revisão de regras do trabalho formal, e no caso dos produtores agrícolas, aumento de subsídios fornecidos pelo governo. O protesto de hoje é feito em um dia de feriado nacional e o governo informa que a situação está controlada.

PUB

Não há informações sobre enfrentamentos violentos entre Exército, polícia e manifestantes. “Se há concentrações pacíficas, vamos garantir que os protestos ocorram”, disse hoje em uma entrevista coletiva o ministro do Interior, Fernando Carrillo. “É muito importante lembrar que o que reprovamos é a violência e os bloqueios nas rodovias”.

O ministro também disse que neste momento a negociação com os manifestantes está aberta. “Estão abertas as mesas de diálogo com todos os setores, com os indígenas, caminhoneiros e cafeicultores e vamos seguir em diálogo sempre e quando os protestos forem pacíficos”, disse Carrillo.

Os protestos receberam apoio das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Até o momento, segundo o governo, foram detidas 22 pessoas por perturbação da ordem pública. Em Boyacá houve queima de ônibus e uso de tratores para bloquear as rodovias. Segundo a polícia na região, alguns pontos de concentração exibiam cartazes das Farc.

Os protestos se concentram principalmente em vias dos departamentos de Putumayo, Nariño, Cauca e Boyacá. Na semana passada o vice-presidente do país, Angelino Garzón, disse que suspenderia os subsídios caso a manifestação coletiva fosse feita hoje.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 23 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 22 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 21 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 7 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 23 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

politica Justiça Há 7 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina