BC sempre continuará vigilante para assegurar estabilidade, diz diretor

Segundo gestor, o desafio dos reguladores é encontrar equilíbrio entre inovação e segurança.

© Divulgação

Economia Regulação 29/09/15 POR Notícias ao Minuto

O diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, afirmou que o BC "sempre esteve e continuará vigilante" para assegurar a estabilidade financeira no Brasil. "O BC tem amplo interesse na disseminação da cultura de gerenciamento de riscos", comentou. Segundo ele, o "desafio dos reguladores é encontrar equilíbrio" entre inovação e segurança.

PUB

"É importante que o arcabouço regulatório esteja alinhado a recomendações internacionais e nossas especificidades", comentou Damaso. "O Banco Central tem o compromisso de implementação das recomendações internacionais. O sistema financeiro está plenamente preparado para implementar regras internacionais." Ele fez os comentários na abertura do quinto congresso internacional de gestão de riscos que é promovido pela Febraban em São Paulo.

O diretor do BC afirmou que o "sistema financeiro está capitalizado e preparado para enfrentar qualquer adversidade nacional ou internacional". Segundo ele, "já estão em curso políticas que vão viabilizar a recuperação da economia brasileira à frente".

"No caso brasileiro, uma avaliação indica que há riscos controlados para empresas", destacou Damaso. Segundo ele, parte significativa de dívida de companhias que atuam no País está ligada a exportadores, que desfrutam de proteção natural para exposições financeiras em moeda estrangeira.

Solidez

"A solidez do sistema financeiro no Brasil é pilar de sustentação para enfrentar turbulência", destacou o diretor do BC. "Continuaremos empenhados no processo de aperfeiçoamento de arcabouço regulatório do País."

Para Damaso, os mercados internacionais ficaram mais voláteis com um conjunto de fatores: a desaceleração da China, incertezas sobre a normalização da política monetária nos EUA, retração dos preços de commodities e fortalecimento global do dólar.

Damaso afirmou que a "regulação sólida contribui para a estabilidade financeira", que é uma condição importante para viabilizar a recuperação da economia. Ele ressaltou que as instituições que atuam no País estão plenamente atendendo normas internacionais.

Segundo Damaso, uma das vantagens comparativas das instituições financeiras que operam no Brasil é que o Banco Central dispõe de condições abrangentes para fazer controle de riscos "em tempo real" que é ímpar. "Isso não significa que a gente tem que ficar parado. Há espaço para avançar", destacou. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Tragédia Há 19 Horas

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

mundo Estados Unidos Há 20 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Hollywood Há 20 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

fama Relacionamento Há 16 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Realeza britânica Há 19 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

politica Justiça Há 20 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

economia Bahia Há 20 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

fama Saúde Há 20 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

fama Escândalo Há 13 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 12 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia