Tráfico faz Prefeitura de SP descredenciar hotel

Em 1 ano e 9 meses do programa De Braços Abertos, a Prefeitura de São Paulo descredenciou mais um hotel que abriga usuários de crack. Este é o segundo estabelecimento retirado do programa.

© Reuters

Justiça Cracolândia 30/09/15 POR Notícias ao Minuto

Em 1 ano e 9 meses do programa De Braços Abertos, a Prefeitura de São Paulo descredenciou mais um hotel que abriga usuários de crack. Este é o segundo estabelecimento retirado do programa; o primeiro foi no ano passado. A ação do tráfico de drogas nos hotéis teria motivado os descredenciamentos. O prazo para a saída dos antigos usuários do Hotel Lucas, na Alameda Dino Bueno, é nesta quarta-feira, 30.

PUB

Na prática, caso queiram continuar no local, os moradores terão de arcar, sozinhos, com a diária de R$ 70. Eles poderão ser realocados para outros sete hotéis do programa, mas se queixam de "estado de calamidade" dos demais estabelecimentos. Hoje, o coordenador do programa, Benedito Domingos Mariano, deve visitar mais três hotéis na região da Luz em busca de substitutos.

O Hotel Lucas, que foi descredenciado, é administrado por David Ferreira. Ele nega que traficantes tenham se infiltrado no local. Os 23 moradores do estabelecimento se recusam a deixar o hotel. Alguns já saíram dos quartos para voltar a dormir na rua porque dizem preferir a calçada à estrutura precária dos demais locais. A reportagem tentou entrar em dois deles, criticados por beneficiados do programa, mas foi barrada.

Fluxo

Na calçada do Lucas formou-se um "novo fluxo" - local de consumo de drogas ao ar livre -, após a Prefeitura ter removido os usuários de crack da Alameda Cleveland, em abril. Segundo Ferreira, a Prefeitura alegou ter descredenciado o hotel por estar no meio do fluxo. Aos usuários, porém, a gestão municipal teria sugerido a mudança dos moradores para dois hotéis a alguns metros do fluxo. A Prefeitura nega e diz ter indicado dois hotéis mais afastados.

"A Prefeitura quer nos mandar para hotéis cheios de rato, sem ventilação e água. Nós não vamos sair daqui de jeito nenhum. Se preciso, vamos protestar na porta da Prefeitura", afirmou Franciele Silva, de 35 anos, moradora do Lucas. Ela e o marido ganham juntos, por mês, R$ 920. Se todo o salário fosse gasto com as diárias, o casal só teria dinheiro para pagar 13 dias.

De acordo com moradores do hotel, a Prefeitura esteve no local anteontem desmontando camas, de propriedade municipal. Simone Silva da Cruz, de 46 anos, mora no Lucas desde o começo do programa, em janeiro de 2014. Ela diz que foi surpreendida na sexta-feira. Quando chegou ao quarto, estava sem cama. "Estou dormindo há quatro dias na calçada."

"O Hotel Lucas foi descredenciado por dois fatores: inadequação das instalações e falta de garantia de acesso de circulação das equipes de assistência social e da saúde que acompanham os beneficiados nos hotéis", explicou Mariano.

Segundo o coordenador do programa, a Prefeitura tem dado apoio para a retirada dos moradores. Hoje são 503 beneficiados e, com a saída do Lucas, são sete estabelecimentos vinculados ao De Braços Abertos. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Bastidores Há 20 Horas

Claudia Leitte bloqueou Ivete Sangalo? Empresário explica suposta treta

economia PIX Há 3 Horas

Entenda o que mudou na fiscalização para o PIX

economia Fake News Há 2 Horas

Meta remove vídeo falso de Haddad feito com IA que citava 'imposto do cachorrinho'

politica Redes Sociais Há 1 Hora

AGU dá 72h para Meta explicar medidas para proteger direitos em redes no Brasil

mundo Austrália Há 21 Horas

Homem fica queimado ao tentar incendiar restaurante

economia Banco Central Há 1 Hora

Galípolo culpa economia forte, câmbio e clima por estouro da meta de inflação em 2024

fama ELIANA-APRESENTADORA Há 21 Horas

Eliana estreia na Globo, nega se sentir rebaixada e afirma que não teve brigas no SBT

lifestyle Hipertensão Há 22 Horas

Cardiologista indica nove hábitos que previnem 'inimigo silencioso'

mundo Acidente Há 1 Hora

Avião da Gol colide com caminhão em aeroporto de Miami, e voo é cancelado

tech Redes Sociais Há 1 Hora

Zuckerberg permitiu que a meta violasse direitos autorais para treinar suas ias, acusa processo