Venezuela: Oito mortos e dois detidos em tentativa de invasão marítima

O vice-presidente do partido no poder, PSUV, explicou que quando os "mercenários" chegaram às margens dessa região perto da capital do país, houve uma troca de tiros

© DR

Mundo Governo 03/05/20 POR Notícias Ao Minuto

 O presidente da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) da Venezuela, Diosdado Cabello, informou hoje que oito pessoas morreram e pelo menos duas estão detidas devido a uma tentativa frustrada de invasão marítima, perto de Caracas.

PUB

O incidente aconteceu na manhã de sábado, segundo o Governo.

"Oito pessoas morreram e duas foram detidas na operação (...). Uma ação de mercenários, um golpe contra as instituições do nosso país, uma incursão em que a ala direita certamente justificará o que aconteceu", disse Cabello da sede da ANC, convenção constitucional criada pelo presidente Nicolás Maduro, composta apenas por leais ao seu governo, que reclama poder sobre as instituições existentes, nomeadamente o parlamento eleito em 2015.

O também vice-presidente do partido no poder, PSUV, explicou que quando os "mercenários" - que, de acordo com suas declarações, pretendiam invadir a Venezuela através do estado de La Guaira - chegaram às margens dessa região perto da capital do país, houve uma troca de tiros.

"Quando chegaram à costa, houve confrontos e não sabemos se existem pessoas que se afundaram ou nadaram para outro lado, por isso dizemos que até agora há oito mortes", afirmou o responsável, acrescentando que a operação está em andamento.

Sobre os detidos, o vice-presidente do PSUV anunciou que um deles, um venezuelano, reconheceu ter trabalhado com a Agência Antidrogas Americana (DEA), um órgão expulso do país em 2005 e a quem a chamada revolução bolivariana acusa de promover o narcotráfico e golpes de estado na América Latina.

Entre os materiais apreendidos pelos alegados invasores, segundo Cabello, destacam-se veículos "para montar metralhadoras", fuzis de assalto, um documento de identidade peruano e peças de uniforme militar com a bandeira dos Estados Unidos.

O ANC "rejeita veementemente (...) que o governo dos EUA e o governo da Colômbia continuem a tentar minar as fundações das instituições venezuelanas, participando ativamente em golpes de estado (...) e atividades que estão a ser financiadas pelo narcotráfico", afirmou.

O ministro do Interior e da Justiça, Néstor Reverol, já tinha adiantado que um grupo de "mercenários terroristas" provenientes da Colômbia tentou entrar no país e tinham posto em marcha uma "busca completa por terra, mar e ar" para capturar todos os envolvidos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Líbano Há 10 Horas

Bebê brasileira de 1 ano de idade é morta em bombardeio de Israel

Mundo Líbano Há 10 Horas

Bebê brasileira de 1 ano de idade é morta em bombardeio de Israel

Mundo Tensão Há 19 Horas

Em greve de fome, Evo acusa governo da Bolívia de rejeitar sua proposta de diálogo

Mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

Mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

Mundo Espanha 04/11/24

Chuva alaga aeroporto e estradas em Barcelona; Valência procura desaparecidos

Mundo Estados Unidos Há 22 Horas

Kamala e Trump seguem empatados em 48% a menos de 24h da eleição, diz TIPP

Mundo EUA Há 9 Horas

Golfinho esquartejado é encontrado em Nova Jersey; autoridades investigam

Mundo Eleições Há 8 Horas

EUA abrem primeiros locais de votação nesta terça (5)

Mundo Segurança Há 7 Horas

Delegado da PF é confirmado no comando da Interpol e se torna 1º brasileiro a ocupar posto