Estiagem leva nível de reservatórios no Sul a situação crítica

Em abril, o Sul registrou afluências (volume de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas) de apenas 16% da média histórica para o período.

© Reuters

Economia Reservatório 04/05/20 POR Estadao Conteudo

A estiagem que atinge a região Sul leva o nível dos reservatórios do subsistema Sul para uma situação cada vez mais crítica. O armazenamento das hidrelétricas atingiu neste domingo (3) os 15,37%, queda de 0,73 ponto porcentual (p.p.) em relação aos 16,10% anotados no domingo anterior, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O patamar atual está 29,56 p.p. abaixo dos 44,93% verificados há um ano.

PUB

Em abril, o Sul registrou afluências (volume de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas) de apenas 16% da média histórica para o período, e as projeções mais atualizadas para maio indicam que esse comportamento deve se repetir em maio. Com isso, o operador estima que ao fim deste mês, o nível de armazenamento baixará ainda mais, até 15,2%.

Para esta semana, está previsto o avanço de uma frente fria pela região, ocasionando chuva fraca nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, Paranapanema, que compõem o subsistema, o que pode contribuir para evitar reduções maiores no nível médio dos reservatórios. Existem usinas em situação dramática, como Mauá, com 1,39% armazenamento, e Barra Grande, 5,7%, e Salto Santiago, com 7,21%.

Em função do cenário adverso que se observa desde o início do ano no Sul, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) estabeleceu medidas emergenciais na tentativa de minimizar os impactos da estiagem nos reservatórios da região. Tais ações foram mantidas mesmo após a redução da carga observada no subsistema em decorrência dos impactos da pandemia de covid-19 na atividade econômica. Entre as iniciativas adotadas estão a ampliação do intercâmbio de energia do restante do País para a região e a importação de energia elétrica da Argentina ou do Uruguai.

No Sudeste/Centro-Oeste, considerado a "caixa d'água" do setor elétrico brasileiro por corresponder a 70% da capacidade de armazenamento do País, o nível dos reservatórios segue em recuperação. A redução da carga provocada pelas medidas de combate à disseminação do novo coronavírus, em associação com o cenário hidrológico mais favorável nos meses de fevereiro e março, permitiu que o nível dos reservatórios da região atingisse 55,03%, patamar não visto na região desde julho de 2016. O porcentual é 0,18 ponto porcentual (p.p.) acima do verificado no domingo anterior. Há um ano, o armazenamento era de 45,37%.

Na mais recente projeção, divulgada na última quinta-feira (30/04), o ONS estimou que a afluência no subsistema Sudeste/Centro-Oeste ficará em 83% da média histórica de maio, ainda propiciando uma elevação do volume acumulado ao longo do mês até 57,7% da capacidade de armazenamento, o melhor desempenho em quatro anos.

No Nordeste, o nível dos reservatórios observado neste domingo (03/05) já é o melhor em nove anos, chegando a 90,06%, alta de 1,24 p.p. ante os 88,82% do domingo anterior. Para maio, a previsão do ONS é de que a afluência fique em 81% da média histórica. Assim, o armazenamento do subsistema deve seguir subindo e chegar a 90,3% no fim do mês, ligeiramente abaixo do pico observado em 2011.

No Norte, o armazenamento chegou a 79,35% neste domingo, praticamente estável em relação aos 79,32% do domingo anterior. O volume atual é superior aos 70,98% apurados um ano antes. A boa recuperação dos reservatórios do subsistema reflete o bom cenário hidrológico que se configurou nas áreas de influência das principais usinas, como Belo Monte, neste período de chuvas da região. Para maio, a atual projeção do ONS é de afluências de 140% da média histórica para a região, impulsionando o armazenamento até os 84,1% da capacidade no fim do mês.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 15 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 16 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 11 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 18 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 11 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 17 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 17 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama MARIA-FLOR Há 13 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Ilhas Há 13 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?