Com futuro incerto, Regina apresenta plano de cultura para Bolsonaro

O clima, segundo relatos feitos à reportagem, foi de descontração.

© Divulgação / Isac Nóbrega / PR

Política REGINA-DUARTE 06/05/20 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Após um vaivém na presidência da Funarte (Fundação Nacional de Artes) na terça-feira (5), a atriz Regina Duarte foi recebida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para um almoço no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (6).

PUB

O clima, segundo relatos feitos à reportagem, foi de descontração, mas a presença de Regina à frente da Secretaria Especial a Cultura ainda é incerto.

Na véspera, Bolsonaro havia devolvido à presidência da Funarte o maestro Dante Mantovani, que havia sido exonerado pela secretária no dia em que ela foi nomeada.

Depois da repercussão, a Casa Civil tornou a nomeação de Mantovani sem validade.

A mudança foi vista como uma vitória de Regina que, há apenas dois meses no cargo, enfrenta dificuldades para nomear sua equipe. Porém, sua autonomia à frente da pasta é vista como limitada como demonstrou a presença do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, na reunião.

Os dois têm divergido e Camargo não esconde sua rivalidade com a titular da Cultura, a quem frequentemente dispara críticas pelas redes sociais, muitas delas de forma indireta. A atriz planejava destitui-lo do cargo, mas não conseguiu. O nome de Camargo não constava na agenda, mas ele participou da reunião a convite de Bolsonaro.

Ao deixar o Palácio do Planalto, o presidente da Fundação disse que o almoço havia sido agradável e que não havia divergências entre ele e a titular na Cultura. Na sequência, ele fez um post provocativo em sua conta do Twitter.

"Embora não seja da equipe de Regina Duarte, fui convidado pelo presidente a participar da reunião. Quando cheguei havia uma cadeira desocupada ao lado dele. O lugar estava reservado para mim. Sinto-me honrado! Regina e seus secretários não sabiam que participaria. Surprise!", escreveu.

Durante a reunião, que precedeu um almoço, Regina fez apresentações sobre o que espera para a Cultura e seus planos de reestruturação da pasta.

Sua equipe espera que seja publicado nesta quinta-feira (7) um decreto com a reestruturação da Secretaria, solicitada por Regina desde que estava no período de transição.

A pasta tem ainda parte de sua estrutura vinculada ao Ministério da Cidadania, ao qual era subordinada até o fim do ano passado, antes de ser transferida ao Ministério do Turismo.

A reunião contou com a presença de integrantes da equipe da Cultura e assessores palacianos, como o SAE (Secretário de Assuntos Estratégicos), o contra-almirante Flávio Rocha, e ajudantes de ordem do presidente.

O ministro Marcelo Álvaro Antonio (Turismo), a quem Regina é subordinada, também foi convidado. O Palácio do Planalto, numa tentativa de mostrar normalidade na relação da secretária e do presidente, publicou fotos da reunião em que a atriz aparece ao lado do presidente e sorrindo em diversas imagens.

Nos bastidores, porém, Bolsonaro ainda se mantém cético sobre a permanência da atriz em sua gestão. Ele deu aval à ala dos ideológicos para iniciar um processo de fritura da atriz, que vem sendo apontada como "esquerdista" pelo grupo bolsonarista mais fiel.

Ela foi impedida, por exemplo, de nomear o produtor de teatro Humberto Braga para a Secretaria. Segundo aliados, Regina agora trabalha para tentar pacificar sua relação com o governo e deve permanecer em Brasília.

Sua permanência em São Paulo por mais de um mês, após o início da pandemia, foi criticada publicamente por Bolsonaro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 2 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 17 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 19 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980