Justiça suspende reabertura de comércio em Brasília no dia 11

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a promover uma política de distanciamento social mais ampla, fechando todo o comércio, restaurantes, bares e escolas

© Reuters

Brasil Afrouxamento do isolamento 07/05/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Justiça Federal suspendeu a reabertura das atividades comerciais não essenciais no Distrito Federal, que estava prevista para a próxima segunda-feira (11).

PUB

A juíza titular da 3ª Vara Federal Cível Kátia Balbino de Carvalho Ferreira acatou nesta quarta-feira (6) um pedido do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público do Distrito Federal, que ingressaram com uma ação civil pública na semana passada contra a retomada das atividades.

A magistrada solicitou ao governo do Distrito Federal a apresentação de dados complementares referentes ao planejamento de retomada das atividades, com datas por blocos de atividades e regras sanitárias para diferentes ramos.

Procurado na noite desta quarta, o governo confirmou que haverá uma reunião na manhã desta quinta-feira (7) com uma missão do Judiciário para discutir essas questões.

Veja também: Asilo no interior de SP tem 6 mortos e 13 casos confirmados de Covid-19

Apenas após o encontro, será tomada uma decisão sobre qual posição o governo irá adotar.A decisão da juíza não impacta, pelo menos por enquanto, as atividades que já haviam sido retomadas.

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a promover uma política de distanciamento social mais ampla, fechando todo o comércio, restaurantes, bares e escolas. O governo aos poucos relaxou algumas das restrições, possibilitando a reabertura de casas lotéricas e agências bancárias.Mais recentemente, foram liberados para funcionar lojas de móveis e eletroeletrônicos.

A reabertura da maior parte das atividades estava inicialmente programada para segunda-feira (4).Porém, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu adiar por uma semana, tendo em vista o agravamento dos casos de coronavírus em outras localidades do país e a perspectiva de uma decisão judicial. Ele chegou a afirmar que aguardaria a manifestação da Justiça antes de editar um novo decreto, com a regra para a reabertura para as demais atividades.

A previsão era que restaurantes, bares e grandes academias permanecessem fechados em um primeiro momento, enquanto o restante do comércio seria autorizado a funcionar.

Veja também: BR tem 615 novas mortes, bate recorde e se torna o 6º com mais óbitos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 4 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN Há 23 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 18 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 22 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 20 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia