Um superburaco negro descoberto recentemente, localizado a 2 bilhões de anos-luz da Terra, está deixando os astrônomos intrigados, por ser 350 milhões de vezes maior do que o Sol, de acordo com a BBC.
PUB
Este tamanho descomunal acabou gerando dúvidas sobre teorias recentes aceitas atualmente, que explicam a evolução das galáxias, de acordo com a Sociedade Astronômica Real, pois o buraco negro teria uma massa muito superior do que a galáxia no qual está situado comportaria.
Segundo cálculos dos cientistas, a galáxia SAGE0536AGN suportaria um buraco negro 30 vezes menor do que o superburaco negro. "Galáxias têm uma massa grande, assim como seus buracos negros. Mas este é realmente grande demais - não deveria ser possível que fosse desse tamanho", diz Jacco van Loon, astrofísico da Universidade Keele e autor do estudo.
A galáxia, descoberta sem querer recentemente pela Nasa, possui 9 bilhões de anos de idade. O fenômeno leva a crer que a SAGE0536AGN é excepcional ou faz parte de uma nova classe de galáxias.