© DR
Usar ou não máscara? Eis a questão. Sobretudo quando se trata de sair de casa para dar um passeio ou praticar algum tipo de exercício físico.
PUB
Em situações consideradas 'normais', o uso de máscara é sem duvida necessário e inclusive obrigatório, como por exemplo quando vai ao supermercado ou anda de transportes públicos.
Conforme aponta a agência governamental norte-americana Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) o uso de máscara é fundamental em "áreas frequentadas por muitas pessoas ou com elevada densidade populacional, que facilitam o contágio".
Todavia, e apesar do espaço aberto exterior, como por exemplo um parque, não recair no conceito de "elevada densidade populacional", tal não significa que deve colocar a máscara no bolso.
É necessário colocar máscara quando corro, ando de bicicleta ou faço caminhadas?
Segundo o CDC se puder praticar exercício dentro de casa, na varanda ou no quintal então o ideal é que não saia. Todavia, se tal não é possível e sente mesmo a necessidade de realizar algum tipo de atividade física é indicado que tome algumas precauções adicionais.
Por exemplo, quando corre, tende a respirar mais arduamente, o que conforme explicam os cientistas provoca uma maior excreção viral, especialmente em locais ventosos. Os especialistas recomendam assim que permaneça sempre a cerca de quatro metros relativamente a outros corredores, assim como o uso de máscara. O mesmo se aplica a quem opta por andar de bicicleta.
Relativamente a caminhadas: depende. Se caminhar sozinho e em áreas com pouca gente (como por exemplo no campo ou no mato), então é geralmente seguro não utilizar o acessório de proteção. Contudo, se sabe que vai andar em locais mais frequentados, o melhor mesmo é usar máscara ou então deverá virar o rosto para o lado contrário por onde esses indivíduos passam e respirar igualmente na direção oposta.