© DR
Um investigador de segurança descobriu uma vulnerabilidade em computadores com entrada Thunderbolt, permitindo que alguém com acesso físico consiga roubar dados em apenas cinco minutos.
PUB
Segundo a Wired, basta ter um equipamento portátil e uma chave de fendas para conseguir roubar estes dados, mesmo que estejam encriptados e o computador bloqueado. A vulnerabilidade pode ser explorada devido às caraterísticas da entrada Thunderbolt, que oferece acesso direto à memória do computador para proporcionar velocidades de transferência mais rápidas tendo apenas proteção de firmware.
Porém, o investigador em questão conseguiu contornar essas proteções e conseguiu ter acesso a partir de qualquer dispositivo, sem deixar rastro ou forma de o legítimo dono do computador ter ideia que o equipamento foi invadido. Para isso, conta o Engadget que o investigador desenvolveu um método de nome Thunderspy, revelando efetivamente a vulnerabilidade.
Para saber se o seu computador é vulnerável recomenda-se que use a ferramenta Spycheck, sendo que para evitar ter o computador invadido nunca deverá deixá-lo fora do seu alcance e vigilância.