© Divulgação
Foram definidos os oito classificados e os confrontos das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro - a quarta divisão nacional - neste domingo. Melhor time da primeira fase, o São Caetano-SP foi derrotado, dentro de casa, mas garantiu a classificação. Atual campeão paranaense, o Operário passou sufoco e avançou nos pênaltis, enquanto que os gaúchos Ypiranga e Lajeadense passaram sem dificuldades.
PUB
No estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP), o São Caetano contou com apoio de mais de mais mil torcedores, mas acabou superado pelo Coruripe-AL por 1 a 0. Os paulistas haviam vencido a ida por 3 a 0 e mesmo com a derrota carimbaram a vaga pelo saldo de gols. Agora vão enfrentar o Botafogo, de Ribeirão Preto (SP), que se classificou em cima do Crac-GO. Isso significa que apenas um time paulista vai chegar à Série C em 2016.
O jogo mais tenso do domingo foi o que garantiu a classificação do Operário-PR. Após ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, o time paranaense se segurou como pode contra o Campinense-PB, no estádio Amigão, em Campina Grande (PB), mas acabou superado pela contagem mínima. O resultado levou a decisão para os pênaltis. O goleiro Paulo Sérgio, do Operário, pegou duas cobranças, marcou a decisiva e garantiu a vitória por 4 a 3. Os paranaenses terão pela frente o Remo-PA, que eliminou o Palmas-TO.
Com boa vantagem, os dois representantes gaúchos avançaram sem problemas. O Ypiranga-RS passou pelo Rio Branco-AC por 3 a 0, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS), e terá pela frente a Caldense-MG. A Lajeadense-RS bateu o Central-PE, por 2 a 1, no estádio Lacerdão, em Caruaru (PE), e será adversária do River-PI, que conseguiu reverter desvantagem do primeiro jogo ao derrotar o Estanciano-SE por 3 a 0, no estádio Albertão, em Teresina. Tinha perdido em Sergipe por 2 a 1, ficando com saldo de 4 a 2.
Como aconteceu na fase anterior, os times com melhores campanhas vão ter a vantagem de atuar em casa no segundo jogo. Estes times têm a vantagem: São Caetano, Ypiranga, Lajeadense e Remo. Serão dois confrontos e quem somar mais pontos vai chegar às semifinais e garantir o acesso para a Série C do Brasileiro, em 2016. O saldo de gols e o gol fora também são importantes no critério de desempate.
A tabela, com datas e horários, deve ser confirmada pelo departamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira. Com informações do Estadão Conteúdo.
Confira a rodada de volta das oitavas de final da Série D:
Sexta-feira
Crac-GO 1 x 0 Botafogo-SP (ida 0 x 3)
Sábado
Rio Branco-ES 0 x 1 Caldense-MG (ida 1 x 1)
Remo-PA 3 x 0 Palmas-TO (ida 0 x 1)
Domingo
São Caetano-SP 0 x 1 Coruripe-AL (ida 0 x 3)
Central-PE 1 x 2 Lajeadense-RS (ida 0 x 4)
Ypiranga-RS 3 x 0 Rio Branco-AC (ida 1 x 0)
Campinense-PB 1 (3) x (4) 0 Operário-PR (ida 0 x 1)
River-PI 3 x 0 Estanciano-SE (ida 1 x 2)
Confira os confrontos das quartas de final:
São Caetano-SP x Botafogo-SP
Ypiranga-RS x Caldense-MG
Lajeadense-RS x River-PI
Remo-PA x Operário-PR