SP deve chegar a 100 mil casos de Covid neste mês, diz governo estadual

Na última semana de abril, 40 novas cidades apresentavam casos; em 1ª de maio, a doença já era registrada em 85 novos municípios

© Reuters

Brasil CORONAVÍRUS-SP 13/05/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O número de casos de Covid-19 chegou a 47.719 no estado de São Paulo, com 3.949 mortes, segundo anunciou o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (12). O cenário projetado pelo governo estadual aponta que até o final de maio SP deve ter 100 mil infectados.

PUB

No dia anterior, foi divulgada a morte da quarta criança em decorrência da doença -ela tinha quatro anos de idade e residia em Francisco Morato (Grande São Paulo).

No estado de São Paulo, a taxa de ocupação de leitos de UTIs está em 69,1%. Na Grande São Paulo, o índice chegou a 85,7%. A queda de 3,9 pontos percentuais em relação a esta segunda-feira, quando estava em 89,6%, se deve à entrada de cerca de 100 novos leitos no sistema.Estão internados em leitos de UTI 3.818 pacientes; outros 6.083 ocupam enfermarias.

O conselho municipalista, do qual fazem parte 16 prefeitos das cidades-sede das regiões administrativas, além de secretários estaduais, fez a primeira reunião nesta segunda-feira.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Marco Vinholi, o encontro discutiu os planos regionais que os municípios produzirão para o retorno gradual das atividades econômicas, assim que houver um sinal verde da Saúde, através do Centro de Contingência do Coronavírus.

Com o avanço da doença e a queda nas taxas de isolamento social do interior e da Grande São Paulo -47,8% e 49%, respectivamente-, o relaxamento das medidas de distanciamento fica cada vez mais distante da realidade dos paulistas.

Além da gravidade da situação na capital paulista e região metropolitana, o interior do estado preocupa as autoridades.

Na última semana de abril, 40 novas cidades apresentavam casos; em 1ª de maio, a doença já era registrada em 85 novos municípios. Atualmente, 65,73% (424 municípios) do território paulista tem casos de Covid-19 e 186 cidades paulistas registram óbitos.

O levantamento também aponta que há infectados em todas as cidades de mais de 70 mil habitantes e a doença avança para as cidades menores.Em relação às mortes, no dia 1º de abril, 16 cidades tinham registros; em 1º de maio eram 151 e no dia 10, 177 -aumento de 18,5% em dez dias.

O mundo tem 4,2 milhões de pessoas com Covid-19 e 290 mil mortos. Com 168 mil casos e 11.519 óbitos, o Brasil é o 8º país do mundo em infectados e o 6º em mortes. Em óbitos, o Brasil ultrapassou países como Alemanha, Holanda, Bélgica, Canadá e China.

"Estamos progredindo cada vez mais e nos aproximando do topo. Isso mostra a importância do Brasil como um dos centros da epidemia e que poderá se tornar um dos epicentros mundiais", afirma o coordenador interino do Centro de Contingência de Coronavírus, Dimas Covas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 21 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 18 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 19 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad