Roberto Azevêdo anuncia saída antecipada da direção-geral da OMC

Para Azevêdo, a organização deve começar a moldar uma agenda para as novas realidades pós-pandemia de covid-19 já com um novo diretor-geral.

© DR

Mundo OMC 14/05/20 POR Notícias ao Minuto

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, informou hoje (14) que deixará o cargo no dia 31 de agosto, reduzindo em exatamente um ano seu segundo mandato. O anúncio foi feito em reunião virtual com todos os membros da OMC, um dia antes de o Conselho Geral se reunir.

PUB

Em agosto, o embaixador brasileiro completa sete anos como diretor-geral da organização. Azevêdo disse que a decisão de antecipar sua saída da direção da OMC é pessoal e atende aos melhores interesses da organização em seu processo de reforma. Para Azevêdo, a organização deve começar a moldar uma agenda para as novas realidades pós-pandemia de covid-19 já com um novo diretor-geral.

Segundo o diplomata, agora, os membros da OMC poderão selecionar seu sucessor nos próximos meses, sem desviar a energia política e a atenção dos preparativos para a 12ª Conferência Ministerial, que será realizada em 2021. “Ainda que tenhamos conseguido muita coisa, ainda há muito a ser feito. Estabelecemos metas ambiciosas e transformadoras para essa conferência e para a reforma da OMC. E agora devemos garantir que o comércio contribua para a recuperação econômica global da pandemia de covid-19.”

Para Azevedo, a conferência do próximo ano será um exercício para garantir que a organização continue a responder às necessidades e prioridades dos países-membros. “Sabemos que a OMC não pode ficar paralisada enquanto o mundo a sua volta muda profundamente. O 'novo normal' que emerge da pandemia de covid-19 terá que se refletir em nosso trabalho aqui”, disse. “A OMC pode não ser perfeita, mas é indispensável da mesma forma. É o que nos impede de ter um mundo em que a lei da selva prevalece, pelo menos no que diz respeito ao comércio.”

A OMC iniciou suas atividades em 1º de janeiro de 1995 e desde então tem atuado como a principal instância para administrar o sistema multilateral de comércio. A organização tem por objetivo estabelecer um marco institucional comum para regular as relações comerciais entre os diversos membros que a compõem e estabelecer um mecanismo de solução pacífica das controvérsias comerciais, tendo como base os acordos atualmente em vigor.

Atualmente, a OMC conta com 164 membros, sendo o Brasil um dos fundadores.

Com informação: Agência Brasil

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Corte de gastos Há 21 Horas

Haddad anuncia isenção de IR para renda até R$ 5 mil e corte de gastos

mundo EUA Há 10 Horas

Homem dado como morto e cremado pela família é encontrado vivo nos EUA

fama VIIH-TUBE Há 18 Horas

Ravi, filho de Viih Tube e Eliezer, é internado em São Paulo

fama Canadá Há 19 Horas

Ator Julien Arnold morre no palco durante apresentação no Canadá

fama Revelação Há 10 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

politica JAIR-BOLSONARO Há 12 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

mundo Índia Há 19 Horas

Indicação errada do Google Maps termina em tragédia na Índia

mundo Viagem Há 21 Horas

Mensagem em garrafa lançada há 16 anos no Brasil é achada na Austrália

mundo Tragédia Há 20 Horas

Adolescente de 17 anos é morta por porcos em fazenda na Rússia

fama Jiare Schneider Há 11 Horas

Influenciador que estava desaparecido é encontrado morto aos 31 anos