Greta Thunberg faz apelo para combate à covid-19 no Amazonas

O vídeo é direcionado principalmente aos governantes de países que "já superaram o pico da covid-19"

© Getty

Mundo Ajuda 15/05/20 POR Estadao Conteudo

A ativista Greta Thunberg respondeu ao prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, por meio de uma carta aberta e um vídeo gravado por ela e outros 12 companheiros do movimento FridaysforFuture na quinta-feira, 14. No último dia 3, o prefeito brasileiro havia pedido ajuda à ambientalista para que ela usasse sua "influência" e ajudasse a combater a pandemia do novo coronavírus na região da Amazônia.

PUB

"As consequências das mortes dos povos da Amazônia e da destruição da floresta amazônica serão globais", diz Greta no vídeo. O conteúdo foi publicado na conta oficial da Prefeitura de Manaus e repostado por Virgílio Neto. "O nosso apelo para que as grandes nações ajudem Manaus a enfrentar a pandemia ganha ainda mais força com o apoio do movimento FridaysForfuture, encabeçado pela ativista ambiental sueca."

Greta descreve Manaus como "o coração" da Floresta Amazônica, enquanto outros jovens de países como Irlanda do Norte, Portugal, Suécia e Nova Zelândia frisam a importância da biodiversidade e dos recursos naturais presentes na região no contexto global. O vídeo também conta com a participação de ativistas brasileiros, que reforçam o pedido de ajuda: "Nós estamos sendo atacados. Nós estamos morrendo".

O vídeo é direcionado principalmente aos governantes de países que "já superaram o pico da covid-19" e reforça que o sistema de saúde do Amazonas está com falta de respiradores, medicamentos e equipamentos de proteção individual. "Nós precisamos defender os povos tradicionais da Amazônia de invasores que podem levá-los à morte. Nós temos que defendê-los das ações negligentes e irresponsáveis do nosso governo federal", afirmam os ativistas.

Em seu Twitter, Virgílio Neto agradeceu aos jovens e defendeu que a proteção dos povos indígenas é um assunto de interesse global. "Eles entendem a importância de garantirmos que os povos tradicionais da Amazônia não sejam dizimados pelo novo coronavírus. Lutaremos até o fim e não descansaremos enquanto não vencermos a covid-19."

Veja também: Criança morre na França com sintomas semelhantes a doença de Kawasaki

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 17 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 17 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 16 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 18 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 17 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 18 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Saúde Há 17 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

fama Luto Há 18 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

mundo Catástrofe Há 16 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia